07/05/2020 às 17h42min - Atualizada em 07/05/2020 às 17h42min

Em Frente, Içara: campanha da Associação Empresarial promove valorização e estímulo da economia local

- 87 News
Inoova Comunicação

 

A resiliência e a transformação das empresas vão ser fundamentais para atender ao novo mercado estabelecido pelo período de quarentena. Com o seguimento de protocolos de trabalho condizentes ao momento de pandemia já estabelecidos para a maioria das atividades, é preciso agora seguir em frente, pensar em soluções aos problemas apresentados e principalmente estimular a inovação. Ao todo, 10 ações da Associação Empresarial de Içara buscam atender estes objetivos com a campanha Em Frente, Içara. 

"Neste momento faz-se necessária a união de todos para enfrentarmos grandes desafios. Temos que retomar nossos negócios, respeitando a segurança e saúde de nossos colaboradores e clientes. Em Frente, Içara convida o empresariado local a inovar, transformar, reinventar e criar oportunidades em seus negócios, motivando-o neste processo de retomada, aceleração e manutenção, e o mais importante, fazer todos enxergarem que isso tudo é um movimento e que ninguém está sozinho!", enaltece a presidente da Acii, Adriana Mara de Oliveira.

"É preciso retomar as rédeas, recuperar e reinventar os negócios, criar novas oportunidades e fazer a economia girar novamente", destaca o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf. No estado, a campanha "Em frente, SC" segue uma linha de comunicação também proativa, inspiradora e que motiva pessoas, entidades e empresas a seguirem em frente.
 

Dez ações da Associação Empresarial para a reação econômica 


1. Avaliação - pesquisa de impactos: os impactos nas empresas são monitorados pela Acii. E a partir dos resultados indicados até agora já foram criadas ações para o enfrentamento da desaceleração econômica. A tomada de decisões baseada em dados estatísticos permite ter assertividade nos resultados. Esta é a forma da Acii de trabalhar para que a energia de nossa equipe de profissionais e empreendedores voluntários seja aproveitada efetivamente, gerando novas oportunidades para o desenvolvimento do empreendedorismo.

2. Prevenção - curso com certificação: a retomada econômica já começou e deve permanecer com a maior segurança possível. Em parceria com o Instituto Mix, cursos de educação preventiva estão disponíveis, gratuitamente, para as empresas associadas terem profissionais capacitados e certificados na luta contra o coronavírus, inclusive, com a certificação da empresa. O curso básico, destinado a todos os trabalhadores da indústria e do comércio, tem carga horária de aproximadamente 30 minutos. Há também o curso exclusivo para gestores. A inscrição pode ser realizada em https://institutomix.com.br/covid-acii-cdl-icara.

3. Oportunidades - Banco de Talentos: O momento é de readaptação, pois as contratações continuam. O cadastro de currículos e de vagas da Acii foi remodelado para facilitar a recolocação de profissionais e atender também a demanda de empresas. Para fazer parte, basta preencher o formulário disponível no site da Acii: www.aciicara.com.br. O cadastro de profissionais pode ser realizado com interesse em alguma vaga já anunciada ou então com a disponibilização do cadastro para todas as outras empresas também acessarem.

4. Solidariedade - Juntos de Coração: Içara também está unida, de coração, com outras instituições da região. Os esforços imediatos são para ajudar famílias mais vulneráveis. Em conjunto com a Acic e a Librelato Implementos Rodoviários, 300 cartões, com R$ 60 de crédito, foram disponibilizados em Içara para a Comunidade Terapêutica Feminina Deus Está Aqui, Pastoral da Criança da Paróquia São Miguel, Pastoral Social da Paróquia São Donato e Apae. As ações podem ser acompanhadas em www.juntosdecoracao.com.br, onde constam também os dados para contribuições.

5. Orientação/Suporte - Projeto Reversão de Crise: Diante das dificuldades do momento, não é hora de desanimar, nem deixar de sonhar. Uma das iniciativas da Acii destinadas a redução dos impactos nas empresas, e também na cidade, é o Projeto Reversão de Crise. Orientações jurídicas, administrativas, comerciais e de marketing estão disponíveis, gratuitamente, para ajudar na tomada de decisões. As empresas associadas devem entrar em contato pelo telefone (48) 3432-3429 ou WhatsApp (48) 99179-4837 para se inscreverem.

6. Representatividade e articulação: A Acii forma uma rede com mais de 200 empresas e também está interligada a outras milhares de empresas por meio da Facisc. Essa representatividade é exercida de forma efetiva com a participação em discussões econômicas em reuniões, por videoconferência, para a liberação de crédito, garantias das atividades empresariais e outros assuntos que favoreçam o enfrentamento da crise. A diretoria segue ainda com reuniões remotas, semanais, para avaliar o cenário e propor novas ações.

7. Negociação tributária - prorrogação de impostos: desde o primeiro momento do decreto estadual 515/2020, que declarou situação de emergência em Santa Catarina, a Acii mantém-se em articulação. E, além de dialogar com o Estado por meio da Federação da Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e de ingressar com liminar para a prorrogação dos impostos federais, a entidade também criou um canal de conversação com o Município para medidas locais que visem reduzir os impactos econômicos com a prorrogação de impostos locais.

8. Networking - #ValorizeIçara: Quem compra ou contrata serviços na cidade, ajuda o município a crescer. Somente a Acii possui mais de 200 empresas associadas. Elas se fortalecem pela união e, também, pela possibilidade de geração de negócios dentro dessa rede. Este é o momento de se relacionar, um objetivo compartilhado pela campanha #ValorizeIçara e reforçado pela disponibilidade de uma lista de empresas que investem na cidade e que acreditam no potencial de Içara. A busca segmentada pode ser realizada em http://www.aciicara.com.br/associados/.

9. Planejamento - ampliação até 2021: A necessidade de isolamento social mudou os planos também da Associação Empresarial de Içara, mas não vai impedir que novos projetos avancem pela promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável das empresas associadas de Içara e região. O Seminário de Empreendedorismo e Inovação previsto para este mês, por exemplo, foi suspenso. Mas todo o planejamento será mantido com o prazo de execução ampliado até 2021.

10. Capacitação - núcleos empresariais: A agenda de capacitações não parou. Uma programação gratuita foi preparada pelos núcleos de mulheres (@numeicara) e jovens (@njeicara) empreendedores para manter o aprimoramento das empresas. Os encontros presenciais permanecem suspensos, mas agora não estão mais limitados a espaços físicos. As transmissões pelo Instagram abriram a possibilidade de compartilhar, de forma ainda mais abrangente, experiências sobre marketing, finanças, crédito, saúde e muitos outros temas.


+Serviços
Além dos projetos em execução junto com a campanha Em Frente, Içara, a Associação Empresarial está aberta para auxiliar as empresas com certificado digital, certificado de origem, a rede credenciada do cartão alimentação e, inclusive, com novos serviços da Boa Vista para cobrança, mas sem negativação e protesto, o SCPC Comunica. A entidade funciona no Talismã Trade Center, no Centro da cidade, com atendimento disponível também pelo telefone (48) 3432-3429 ou WhatsApp (48) 99179-4837.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp