Com o apoio e voto favorável do deputado Itamar Borges, líder do MDB, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Resolução 13/20, que corta custos do Poder Legislativo e destina a verba para ações de combate ao novo coronavírus. O valor economizado deve chegar a R$ 320 milhões. O projeto é de iniciativa dos próprios deputados e visa contribuir com o equilíbrio da economia no Estado e garantir mais investimentos no enfrentamento à Covid-19
O texto aprovado reduz em 30% o salário dos deputados. As verbas de gabinete foram reduzidas em 40%. A resolução faz uma redução escalonada entre 10 e 20% no salário dos servidores comissionados e transfere 80% do fundo especial de despesas da Alesp, composto por receitas próprias da Casa com aluguéis de espaços e outras rendas. Estão suspensos os pagamentos de Licença Prêmio em dinheiro. A Secretaria Geral também irá rever todos os contratos ativos e pretende reduzir em 40%. Todas as medidas entraram em vigor dia 1º de maio e vão valer até o fim do decreto de calamidade pública.
Itamar Borges destaca a importância da iniciativa. “Estamos passando por um momento em que a união de todos e a solidariedade são essenciais para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. É hora de pensar no coletivo. Estamos cortando gastos e trabalhando para auxiliar o Estado no enfrentamento à Covid-19", fala o parlamentar. “O esforço e a contribuição de todos têm sido essencial. Juntos, vamos vencer o coronavírus e retomar à normalidade, será também necessário um grande esforço do poder público para que seja retomada a economia, o emprego e a renda”, complementa o deputado Itamar.
São Paulo criou o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus e, segundo dados do Governo, até o último domingo, 3 de maio, SP tinha 31.772 casos, no total. Atualmente, o interior, litoral e Grande São Paulo concentram 11.950 casos (37,6%) e 954 óbitos (36,3%). Conforme balanço deste domingo (3), o número de jovens e adultos que faleceram com o novo coronavírus cresceu 18 vezes em um mês. Entre as 2.627 vítimas fatais de Covid-19, 693 tinham menos de 60 anos. Em 4 de abril, eram apenas 37, de um total de 260 mortes.