A atual situação inesperada de pandemia devido ao novo coronavírus impactou a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Em virtude da aceleração do contágio da doença, que levou o governo a recomendar o isolamento social além de determinações como o uso de máscaras de proteção, por exemplo, as empresas tiveram que adaptar rapidamente sua estratégia de comunicação, adiando o que estava planejado para dar espaço a uma nova comunicação que demonstrasse a conduta da empresa diante do cenário de crise.
O time da agência Propeller, que está trabalhando remotamente, orientou prontamente as empresas clientes a se posicionarem perante a pandemia de covid-19, considerando inicialmente os colaboradores e posteriormente os demais stakeholders como clientes, parceiros, fornecedores etc. "O posicionamento sobre a forma como a empresa irá operar é importante porque o público está atento. As pessoas esperam que as empresas atuem com respeito e responsabilidade", comentou Agnes Garcia, sócia-diretora da agência.
Segundo a especialista em gestão de marcas, a comunicação tem um papel fundamental para tranquilizar as pessoas e as empresas devem ser ágeis em comunicar as decisões que foram tomadas. É importante que a abordagem esteja adequada, seja cuidadosa devido à situação delicada, e que reflita a cultura da empresa, fortalecendo ainda mais a marca que está à frente da companhia. É essencial considerar todos os públicos que se relacionam com a empresa, além de definir os canais de comunicação para que a informação chegue rapidamente ao maior número de pessoas.
O isolamento social também foi uma oportunidade para muitas empresas explorarem ainda mais os canais digitais, extremamente eficientes neste cenário. Especialistas em e-commerce apontaram um aumento expressivo nas compras online. As lives no Instagram cresceram 70% em março, segundo a própria rede social.
Muitas marcas tiveram atitudes diferenciadas para contribuir com o combate do novo coronavírus, como fazer doações, produzir itens de higiene e mudar a forma de operar. Agnes ainda reforça: "As marcas precisam ter consciência de que suas ações refletem num relacionamento mais estreito. Algumas ações, se forem bem pensadas, podem até levar ao aumento nas vendas".