23/04/2020 às 09h40min - Atualizada em 23/04/2020 às 09h40min

Dados sobre óbito de paciente em Cocal do Sul são divergentes entre Município e Estado

Evandro Rodrigues - 87 News
O óbito de um homem ocorrido na terça-feira, 21 em Cocal do Sul gerou divergências nas informações publicadas pela Secretaria de Saúde do Município e Governo do Estado. Isto porque, na manhã de quarta-feira, o órgão municipal emitiu um comunicado confirmando que o paciente havia testado positivo para o COVID-19, mas havia se recuperado, sendo que a causa primária da morte teria sido decorrente de outra comorbidade.

Segundo o comunicado da Secretaria de Saúde do Município, o paciente seria um homem de 61 anos, outro dado que divergiu das informações do Governo do Estado que anunciou a morte pelo COVID-19 de um homem de 68 anos.

Confira o comunicado da Secretaria de Saúde de Cocal do Sul:

COMUNICADO IMPORTANTE

O Governo Municipal de Cocal do Sul através da Secretaria de Saúde confirma a morte do senhor de 61 anos, ocorrido nesta terça-feira (21). Ele teve resultado positivo ao coronavívus no dia 9 de abril, sendo o primeiro caso confirmado da convid-19 no município. Porém, conforme o atestado de óbito, a causa primária da morte está relacionada a outras doenças. O laudo médico também aponta como causa secundária a covid-19.

Segundo a família, após vários dias em recuperação em casa, o paciente retornou ao hospital com outros sintomas, mas não relacionados ao Covid-19.

A secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez lamentou a morte do paciente juntamente com toda a equipe de saúde. “Nós sentimos muito pela perda desta família. Sabíamos da luta diária e dos problemas enfrentados em decorrência de outras comorbidades. Também esclarecemos a população que essa morte não pode estar relacionada de forma primária ao Covid-19. Estamos aguardando as orientações técnicas detalhadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado para dar mais informações sobre este caso específico”, salienta.


Ainda no mesmo dia, o Boletim da Prefeitura de Cocal do Sul, divulgado as 15h., não trazia qualquer menção a óbito no município em decorrência do COVID-19, porém no final do dia, em entrevista coletiva o Governador de SC, Carlos Moisé confirmou uma morte em Cocal do Sul pelo COVID-19, o que foi inclusive incluido no Boletim Oficial do Estado e divulgado para a imprensa. No boletim do Governo do Estado, consta a morte de um homem de 68 anos, na cidade de Cocal do Sul, em decorrência do COVID-19.

Confira abaixo a nota do GOVERNO de SC:

 

Santa Catarina tem 1.115 casos confirmados de Covid-19. O número foi divulgado por meio de entrevista coletiva nesta quarta-feira, 22, concedida pelo governador Carlos Moisés. O coronavírus já causou 39 mortes no estado desde o início da pandemia.

As mortes mais recentes foram as de dois homens do Sul do Estado, um de Balneário Arroio do Silva, 81 anos, e outro de Cocal do Sul, 68. Ambos apresentavam comorbidades.

>>> Confira aqui o boletim epidemiológico desta quarta-feira, 22

São 100 municípios com pelo menos um caso confirmado, número que permanece inalterado desde segunda-feira. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 continua a ser Florianópolis, com 244 casos. Em seguida, estão Joinville (100), Blumenau (81), Camboriú (61), Balneário Camboriú (59), São José (46), Criciúma (46), Itajaí (45), Brusque (36) e Tubarão (33).

Um total de 102 pacientes está em leitos de de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, sendo 51 casos confirmados e 51 com suspeita de infecção por coronavírus. Atualmente, o Estado está com 381 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 16,3%. A recuperação evoluiu bem para 161 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.

 

Na manhã desta quinta-feira, 23, a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez informou que vai encaminhar um documento ao Governo do Estado, solicitando informações referentes ao que foi anunciado no Boletim Oficial da Vigilância Epidemiológica do Estado, a fim de esclarecer se houve erro por parte do Governo ou se realmente ocorreu a morte de outro paciente oriundo de Cocal do Sul em alguma unidade de saúde do Estado, que não tenha sido relatada a Secretaria de Saúde do Município.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp