COMUNICADO IMPORTANTE
O Governo Municipal de Cocal do Sul através da Secretaria de Saúde confirma a morte do senhor de 61 anos, ocorrido nesta terça-feira (21). Ele teve resultado positivo ao coronavívus no dia 9 de abril, sendo o primeiro caso confirmado da convid-19 no município. Porém, conforme o atestado de óbito, a causa primária da morte está relacionada a outras doenças. O laudo médico também aponta como causa secundária a covid-19.Segundo a família, após vários dias em recuperação em casa, o paciente retornou ao hospital com outros sintomas, mas não relacionados ao Covid-19.
A secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez lamentou a morte do paciente juntamente com toda a equipe de saúde. “Nós sentimos muito pela perda desta família. Sabíamos da luta diária e dos problemas enfrentados em decorrência de outras comorbidades. Também esclarecemos a população que essa morte não pode estar relacionada de forma primária ao Covid-19. Estamos aguardando as orientações técnicas detalhadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado para dar mais informações sobre este caso específico”, salienta.
Ainda no mesmo dia, o Boletim da Prefeitura de Cocal do Sul, divulgado as 15h., não trazia qualquer menção a óbito no município em decorrência do COVID-19, porém no final do dia, em entrevista coletiva o Governador de SC, Carlos Moisé confirmou uma morte em Cocal do Sul pelo COVID-19, o que foi inclusive incluido no Boletim Oficial do Estado e divulgado para a imprensa. No boletim do Governo do Estado, consta a morte de um homem de 68 anos, na cidade de Cocal do Sul, em decorrência do COVID-19.
Confira abaixo a nota do GOVERNO de SC:
Santa Catarina tem 1.115 casos confirmados de Covid-19. O número foi divulgado por meio de entrevista coletiva nesta quarta-feira, 22, concedida pelo governador Carlos Moisés. O coronavírus já causou 39 mortes no estado desde o início da pandemia.
As mortes mais recentes foram as de dois homens do Sul do Estado, um de Balneário Arroio do Silva, 81 anos, e outro de Cocal do Sul, 68. Ambos apresentavam comorbidades.
>>> Confira aqui o boletim epidemiológico desta quarta-feira, 22
São 100 municípios com pelo menos um caso confirmado, número que permanece inalterado desde segunda-feira. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 continua a ser Florianópolis, com 244 casos. Em seguida, estão Joinville (100), Blumenau (81), Camboriú (61), Balneário Camboriú (59), São José (46), Criciúma (46), Itajaí (45), Brusque (36) e Tubarão (33).Um total de 102 pacientes está em leitos de de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, sendo 51 casos confirmados e 51 com suspeita de infecção por coronavírus. Atualmente, o Estado está com 381 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 16,3%. A recuperação evoluiu bem para 161 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.