20/04/2020 às 19h52min - Atualizada em 20/04/2020 às 19h52min

Governo de SC anuncia abertura de igrejas, shoppings e academias; Estado tem 1.063 pacientes com coronavírus

Escolas e transporte coletivo ainda seguem sem funcionamento; governo de SC estuda retomada do Campeonato Catarinense de futebol

- 87 News
NSC TOTAL

O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20). As atividades religiosas já estão liberadas, porém com regras de distanciamento e com 30% da capacidade de público. As demais serão retomadas a partir da quarta-feira (22) e seguirão uma séria de normas que ainda não foram divulgadas pelo Estado. Em relação ao transporte público e às aulas presenciais não há previsão para retorno, informou o governador Carlos Moisés da Silva.

Em transmissão ao vivo, o Estado também atualizou informações sobre a evolução da doença em território catarinense. O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para 1.063 nesta segunda-feira (20). Se comparado ao dia anterior, são 38 pacientes a mais. O número de mortes, no entanto, não teve alteração e SC segue com 35 óbitos.

As atividades religiosas, com público presente em igrejas ou templos, estão permitidas a partir desta segunda-feira (20), conforme portaria já publicada no Diário Oficial do Estado. Entre as principais normas para o funcionamento estão a capacidade de pessoas reduzida a 30%, e com espaço entre elas de 1,5m no mínimo, além de regras relacionadas à limpeza.

Já os centros comerciais, shoppings e academias voltam a partir da próxima quarta-feira (22) e com normas específicas que ainda serão divulgadas, conforme Moisés. Atividades físicas em praias e parques também estarão regulamentados para uso após o feriado:

- Sabemos da importância das igrejas para que pessoas mantenham a questão social e, também, para ajuda humanitária. Da mesma forma, a atividade física, para mantermos saudáveis e afastar as pessoas da faixa de risco, como sedentarismo. Somos sensíveis a estas demandas. O governo (do Estado) tem feito ações de forma responsável por meio de ferramentas para monitorar cada movimento que fazemos e para que possamos, em ato contínuo, a cada duas semanas, calibrar os movimento.

Todas as flexibilizações feitas durante período de quarentena pelo coronavírus em SC, são baseadas em estudos e ferramentas que acompanham os resultados de transmissão do vírus, explicou Moisés.

- Se as medidas não são acatadas, serão revertidas. Só funciona em SC se as pessoas ajudarem, se cooperarem frequentando apenas locais que acatam as normas. E aqueles que podem, devem ficar em casa. Pessoas que estão no grupo de risco, idosos, devem ficar em casa. Estas liberações não são espaço para quem tem comorbidade ou idoso - alertou o governador.

Em leitos de UTI

Durante a atualização, o secretário de Saúde Helton Zeferino informou que 103 pacientes estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desses, 53 já foram diagnosticados com Covid-19 e os outros 50 seguem aguardam resultados dos exames. Do total, 69 pacientes estão em UTIs da rede pública, o que representa 18,11% dos 381 leitos públicos reservados para atendimento exclusivo do novo coronavírus em SC.

- Em relação ao número de curados, as bases de dados de leitos de UTI, de enfermaria e de altas não integradas e em breve teremos informações. Desde o início, registramos149 altas de pacientes de leitos de UTIs para enfermaria, este número vai sendo alterado, obviamente porque os pacientes vão recebendo alta. AS bases estão sendo integradas e assim que estiverem prontas, virá a público - comentou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp