20/04/2020 às 15h19min - Atualizada em 20/04/2020 às 15h19min

OPINIÃO: Corte de salários no setor público

Evandro Rodrigues - 87 News
CORTE DE SALÁRIOS

Alguns prefeitos e o próprio Governo do Estado vem falando em corte e congelamento de salários de funcionários públicos. Pois bem, claro que o momento de epidemia em que vivemos exige sacrifícios, mas vamos ser coerentes. Todos os Estados e Municípios vem recebendo recursos da União para o enfrentamento, além de perdão de dívidas públicas entre outras medidas.

Embora toda essa crise, quem realmente está sofrendo não são os cofres públicos de Estados e Municípios, mas sim a população, o comerciante, o empresário, o empregado, o autônomo. Mais adiante, quer queira ou não, sim vai acabar refletindo em queda de arrecadação. Mas será justo cortar e congelar salário dos funcionários públicos, de forma indiscriminada ou essas medidas devem ser tomadas com critérios, pois, cortar indiscriminadamente vai afetar aqueles mais necessitados, como o gari que não parou de trabalhar, os enfermeiros e profissionais da saúde, os professores e tantos outros funcionários de carreira que estão doando suas vidas no enfrentamentos do COVID-19.

Já vi muitos prefeitos e o próprio Governador falando em salário de funcionários, mas não vi nenhum deles anunciando medidas efetivas de corte de gastos da máquina pública. Nenhum prefeito ainda fez questão de mostrar uma prestação de contas clara, objetiva, para a população, dizendo quanto recebeu do Governo Federal e onde estão sendo gastos esses valores, mas sem muita "firula", de forma clara e objetiva, para que o povo mais simples possa compreender.

Esta faltando transparência nesse combate ao COVID-19, está vindo dinheiro do Governo Federal, mas até agora não temos visto efetivamente o que etsá sendo feito com esse dinheiro. O Estado de Santa Catarina, criou recentemente o painel de transparência do COVID-19: http://transparenciacovid19.sc.gov.br/, depois de figurar entres os piores Estados no quesito transparência. E porque o municípios não tem esse ranking, para sabermos quais prefeitos estão realmente trabalhando com responsabilidade e quais estão fazendo politicagem?

Antes de cortar o salário do servidor público, atingindo aqueles mais necessitados, de forma indiscriminada, a primeira medida deveria ser o corte de gastos, cortar na carne. Tem prefeito que no inicio do ano, promoveu um farra de concessão de aumento para cargos de confiança e apadrinhados políticos, aumentando gratificações e salários dos seus protegidos, mas na hora de cortar salário quer atingir as categorias mais sofridas do serviço público, para preservar o cabide de empregos que criou. Demita todos os cargos de confiança primeiro, antes de mexer no bolso dos servidores que estão colocando em risco suas vidas e saúde, para enfrentar essa epidemia. Diminua o gasto público e ofereça algum benefício aos empresários e comerciantes, para não ter queda de arrecadação. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp