03/04/2020 às 17h53min - Atualizada em 03/04/2020 às 17h53min

MATÉRIA ESPECIAL: FBI investiga apreensão de amostras dos vírus SARS/MERS (CORONAVIRUS) em bagagens de chineses nos EUA em 2018 e 2019

A prisão de um professor de Harvard alimentou teorias de conspiração sobre o novo surto de coronavírus em 2020.

- 87 News
YAHOO USA

A informação foi divulgada pela reportagem de Sharon Weinberger, Jana Winter e Martin De Bourmont, correspondentes do Yahoo News USA no início desta semana, dia 30 de março. De acordo com autoridades do governo dos EUA e do FBI, a possibilidade de contrabando para bioterrorismo e/ou espionagem biologica, mesmo que aparente, não pode ser descartada devido a reincidências frequentes de outras apreensões semelhantes que aconteceram em passado recente e que continuam a ocorrer.

A matéria tem como base provas documentadas de fontes abertas do U.S. Customs and Border Protection (CBP) do Detroit Metro Airport, que desde então estão sendo cruzadas com outras informações do FBI, que evidenciam a possìvel ligação entre o contrabando de substâncias biològicas perigosas para dentro dos EUA e a possìvel colaboração de cidadãos chineses e americanos envolvidos em espionagem cientìfica para a China.

A primeira vez que os acontecimentos foram divulgados ao grande publico foi na reportagem de Cissy Zhou para o South China Morning Post em 22 de dezembro de 2019, mas que passou desapercebido das grandes midias na época por ocasião dos grandes protestos anti-China Comunista que ocorrem a mais de um ano em Hong Kong.

A situação de riscos de espionagem e de contrabando de tecnologias, incluìndo material biologico perigoso também é descrita no relatorio aberto do Governo dos EUA do U.S.-CHINA ECONOMIC AND SECURITY REVIEW COMMISSION.

No final de novembro de 2018, pouco mais de um ano antes do primeiro caso de coronavírus ter sido identificado em Wuhan, China, os agentes de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA no aeroporto de Detroit detiveram um cidadão chinês com três frascos rotulados como “Anticorpos” em sua bagagem. Outra nova apreensão, envolvendo outros cidadãos chineses ocorreria em   2019, com as mesmas caracteristicas.

Agora fica no ar a terrìvel questão: Quantos outros produtos e/ou substâncias biològicas perigosas entraram nos EUA sem serem controladas e/ou apreendidas pelas autoridades aduaneiras? Pois muitas vezes frascos pequenos não são revelados nas inspeções de raio-X, e, somente são descobertas em minuciosas inspeções manuais!

Depois de um longo interrogatorio, o biólogo disse aos agentes que um colega na China pediu que ele entregasse os frascos a um pesquisador de um instituto dos EUA. Depois da perìcia técnica biologica examinar os frascos, os investigadores do FBI chegaram a uma conclusão alarmante:

“A inspeção dos escritos nos frascos e o destinatário declarado levaram o pessoal de inspeção a acreditar que os materiais contidos nos frascos podem ser materiais viáveis ​​para Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS)”, diz um relatorio de inteligência não classificado do FBI obtido pelo Yahoo News e The Law Enforcement Today.

Fonte: https://news.yahoo.com/suspected-sars-virus-and-flu-found-in-luggage-fbi-report-describes-chinas-biosecurity-risk-144526820.html

Fonte: https://news.yahoo.com/suspected-sars-virus-and-flu-found-in-luggage-fbi-report-describes-chinas-biosecurity-risk-144526820.html

O relatório, escrito pela Unidade de Inteligência Química e Biológica da Diretoria de Armas de Destruição em Massa (WMDD) do FBI, não fornece o nome do cidadão chinês que portava as amostras suspeitas de SARS e MERS, ou o destinatário pretendido nos EUA. Mas o FBI concluiu que o incidente e outros dois casos citados no relatório faziam parte de um padrão alarmante e perigoso, pois; outros cidadão chineses também foram detidos  portando “amostras” de produtos biològicos suspeitos, que depois se confirmaram como material biològico perigoso!

“A Diretoria de Armas de Destruição em Massa avalia que o livre trânsito de pesquisadores científicos estrangeiros, que transportam materiais biológicos não declarados e não documentados para os Estados Unidos, em sua bagagem de mão e / ou despachada pessoal apresentam um alto risco de biossegurança nos EUA”, diz o relatório. “O WMDD faz essa avaliação com alta confiança, com base em relatórios de contato “open source” com acesso direto”.

O relatório, publicado mais de dois meses antes da Organização Mundial da Saúde ter conhecimento de um conjunto de casos de pneumonia em Wuhan que acabou por ser denominado como COVID-19, parece fazer parte de uma preocupação maior do FBI sobre o envolvimento da China com a pesquisa científica na área, embora o relatório se refira amplamente a pesquisadores estrangeiros, os varios casos citados envolvem apenas cidadãos chineses.

No caso dos frascos suspeitos contendo amostras de SARS e MERS, o relatório de inteligência cita outro documento classificado marcado como “FISA”, o que significa que ele contém informações coletadas sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira. Outro caso citado no relatório parecia envolver estirpes de gripe, e um terceiro era suspeito de encomenda por e-commerce.

 

Flashback to 2018: Suspected SARS Virus And Flu Samples Found In Chinese Scientists' Luggage Arriving In US: Nov 2018, U.S. Customs & Border Protection agents at Detroit Metro Airport stopped Chinese biologist carrying 3 vials labeled “Antibodies”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp