25/03/2020 às 19h57min - Atualizada em 25/03/2020 às 19h57min

​Em nome dos 40 deputados Alesc aprova proposta para minimizar impactos do coronavírus em Santa Catarina

Entre os projetos aprovados, o que posterga o pagamento de água, luz e gás para todos os catarinenses

Sol Urrutia - 87 News
Assessoria Deputado Luiz Fernando Vampiro
Para minimizar os impactos da pandemia, Assembleia Legislativa, em sessão virtual nesta quarta-feira, 24, aprovou uma série de projetos voltados à crise que assola Santa Catarina e o mundo. Aprovados os projetos levam a assinatura conjunta dos 40 deputados e irão para sanção do governador. Dentre as propostas, foi aprovada a sugestão do deputado Luiz Fernando Vampiro, que posterga o pagamento da tarifa de luz, gás e água aos consumidores catarinenses, nos meses de março e abril de 2020 e divide o valor em 12 (doze) parcelas mensais iguais. O PL foi copilado com outras propostas, integrando as sugestões de todos os parlamentares que apresentaram projetos nesse sentido.
 
No projeto final também fica valendo a proposta de que as empresas distribuidoras de energia elétrica e gás poderão postergar o recolhimento do ICMS, durante 12 (doze) meses sucessivos, no montante correspondente a 5% (cinco por cento), a partir de maio de 2020. Também fica vedado o corte dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás, até 31 de dezembro de 2020.
 
Vampiro, que é líder da bancada do MDB também explica o projeto apresentado pela bancada emedebista que isenta de recolhimento do ICMS, inclusive sobre importação, os medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à pandemia do coronavírus, até o mês de setembro de 2020. "Além da agilidade na disponibilização desses medicamentos, o objetivo é propiciar economia", diz Vampiro.
 
De acordo com o líder outros projetos apresentados pelos deputados, que se assemelham em seus objetivos, também serão copilados e aprovados também de forma conjunta.
 

Projetos Aprovados de origem parlamentar

PL./0051.1/2020  e  PL./0052.2/2020
Dispõe sobre a proibição de corte dos serviços de energia elétrica, água e gás pelo período de 180 dias, em virtude da pandemia COVID-19, no Estado de Santa Catarina.
Posterga o pagamento da tarifa de luz, gás e água aos consumidores nos meses de março e abril de 2020 e divide o valor em 12 (doze) parcelas mensais iguais e sucessivas em decorrência da pandemia do coronavírus e adota outras providências.
 
PL./0057.7/2020
Isenta de recolhimento do ICMS, inclusive sobre importação, os medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à pandemia do coronavírus, até o mês de setembro de 2020, e adota outras providências.
 
PL./0064.6/2020
Altera a Lei nº 16.861, de 2015, que "Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, sob regime administrativo especial, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição da República".
 
PL./0065.7/2020
Altera a Lei nº 16.968, de 2016, que "Institui o Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina, ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), ao Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (CEPON) e aos Hospitais Municipais", para permitir a aquisição de equipamentos para os Hospitais Filantrópicos e Hospitais Municipais de Santa Catarina.
 
PL./0066.8/2020
Prevê a suspensão temporária dos atos destinados ao envio de certidões para protesto de débitos inscritos em dívida ativa tributária ou não, no Estado de Santa Catarina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp