24/03/2020 às 09h31min - Atualizada em 24/03/2020 às 09h31min

Homem morre de hantavírus na China

Outras 32 pessoas testaram positivo na provincia de Yunnan

- 87 News
Fire Post/ Global Times
 

Mesmo quando o surto de coronavírus assola o mundo, várias outras doenças também estão elevando suas cabeças feias. Casos de gripe suína e de aves já foram relatados na Índia e em outros países. Agora, um homem da China testou positivo para hantavírus.

O Global Times da China twittou que o homem da província de Yunnan morreu enquanto retornava à província de Shandong para trabalhar em um ônibus na segunda-feira. As outras 32 pessoas no ônibus também foram testadas positivas quanto ao vírus.

 Homem morre de hantavírus na China: tudo o que você precisa saber sobre o vírus e como ele se espalha

Homem morre de hantavírus na China: tudo o que você precisa saber sobre o vírus e como ele se espalha

Imagem representativa. Reuters

O que exatamente é o hantavírus?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os hantavírus são uma família de vírus que se espalham principalmente por roedores e podem causar doenças variadas nas pessoas.

Pode causar síndrome pulmonar por hantavírus (HPS) e febre hemorrágica com síndrome renal (HFRS).

 

A doença não é transmitida pelo ar e só pode se espalhar para as pessoas se elas entrarem em contato com a urina, fezes e saliva de roedores e, menos frequentemente, com uma mordida de um hospedeiro infectado.

Sintomas do hantavírus

Os primeiros sintomas do HPS incluem fadiga, febre e dores musculares, além de dores de cabeça, tonturas, calafrios e problemas abdominais. Se não tratada, pode levar a tosse e falta de ar e pode ser fatal, com uma taxa de mortalidade de 38%, de acordo com o CDC.

Embora os sintomas iniciais do HFRS também permaneçam os mesmos, ele pode causar pressão arterial baixa, choque agudo, vazamento vascular e insuficiência renal aguda.

O HPS não pode ser transmitido de pessoa para pessoa, enquanto a transmissão do HFRS entre pessoas é extremamente rara.

De acordo com o CDC, o controle populacional de roedores é a principal estratégia para prevenir infecções por hantavírus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp