O Ministério da Saúde da Espanha confirmou, neste domingo (22), 28.572 casos do novo coronavírus no país - 3.646 são novos, o que representa um avanço de 14,6%. O número de pessoas mortas aumentou para 1.720 - 394 a mais que sábado, um aumento de 29,7%.
Segundo os dados oficiais, quase 2 mil pacientes estão em unidades de terapia intensiva e mais de 2,5 mil se recuperaram da covid-19, doença causada pelo novo vírus.
Madrid continua sendo a região mais afetada, com 1.021 mortes - mais de 200 registradas no sábado. A capital concentra 59% do total de mortes da Espanha. Além disso, a cidade tem cerca de 10 mil casos confirmados da doença e 834 pacientes em unidades de terapia intensiva.
Para descongestionar os hospitais da região, que estão à beira do colapso diante da pandemia, foi aberto um hospital de campanha no recinto de feiras da capital (Ifema), com capacidade para 5.000 leitos.
Além disso, o plano é adaptar nove hotéis da região com equipamentos de hospitais para atender os casos menos graves. Um deles vai servir para acolher os profissionais de saúde, a fim de facilitar o descanso e evitar o contágio de suas famílias.
Diante da crescente propagação da pandemia, o governo espanhol vai prorrogar por 15 dias o estado de alarme decretado em 14 de março.