18/03/2020 às 19h43min - Atualizada em 18/03/2020 às 19h43min

Cocal do Sul cria comitê de operações de emergência e impõe série de restrições para o enfrentamento do Cononavírus

- 87 News
Assessoria de Imprensa Prefeitura Cocal do Sul
A Prefeitura de Cocal do Sul em atendimento ao Decreto 509/2020 do Governo Estadual estabelece medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública em razão da pandemia de coronavírus (COVID-19). Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura também decreta situação de emergência em saúde pública e constituiu um Comitê de Gerenciamento de Crise.
 
Diante da situação, o Município recomenda que a população evite ambientes com aglomeração de pessoas, devendo ser proibido participar de shows, eventos em ambientes fechados, casas noturnas, shopping, festas particulares e similares. Fica proibido qualquer realização de eventos.
 
Nesta quinta-feira (19), todas as repartições da Prefeitura Municipal estarão fechadas para atendimento ao público. As equipes estarão de prontidão de forma isolada e atendendo via e-mail ou telefone que podem ser obtidos no site www.cocaldosul.sc.gov.br. Apenas as Unidades de Saúde, Estação de Tratamento de Água do Samae e coleta de lixo vão operar normalmente. 
 
Segundo o prefeito Ademir Magagnin “embora não tenhamos nenhum caso confirmado de coronavírus, precisamos ter consciência de que a transmissão dessa doença é muito rápida e não podemos contar com a sorte. Cada pessoa deve ser responsável, evitar aglomerações, manter a devida higienização das mãos e buscar ajuda se apresentar sintomas. A  situação é perigosa e todos correm risco, não é momento para brincar e achar que não vai dar em nada”, frisa.
 
A Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez está empenhada em buscar da melhor forma a não proliferação da doença no município. “Nossos profissionais da saúde merecem todo apoio neste momento e estão engajados e preparados para orientar e atender a população. Além disso, o Comitê de Gerenciamento de Crise que irá coordenar as ações ao longo de todo processo e a qualquer momento as informações estarão sendo atualizadas por meio das redes sociais da prefeitura municipal”, declara.
 
Dúvidas e orientações

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul comunica que para casos de dúvidas e orientações as pessoas façam contato via telefone. Desta forma é possível evitar o contato e possível contágio. Para atendimento, todas as unidades de saúde estarão abertas, bem como a Unidade Central em caráter de plantão, das 16 às 22h. É importante ainda que a população obtenha informações verdadeiras que tenham origem do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, principalmente. Existem muitas notícias falsas que devem ser evitadas.
A Saúde do município também irá contar com um ambiente preparado para atender as pessoas que apresentarem algum sintoma com o objetivo de evitar aglomeração nos Postos de Saúde. Em breve o local será comunicado.
 
- Aulas Suspensas 
A partir desta quinta-feira (19), as aulas da Rede Municipal de Ensino estarão suspensas para as crianças da Educação Infantil e para os estudantes do Ensino Fundamental por tempo indeterminado. No que tange a Rede Pública Municipal, os primeiros cinco dias correspondem à antecipação do recesso escolar previsto para julho.
“Este período de suspensão das aulas não é férias. As aulas foram suspensas para juntos contermos a disseminação do Coronavírus e preservarmos a saúde coletiva. Por isso é fundamental que os estudantes permaneçam em casa e evitem aglomerações, passeios, reuniões, idas ao shopping, festas, cinema entre outros”, recomenda a secretária de educação, Ana Paula Teixeira Cechinel.
 
 
- Esporte
Todas as atividades ligadas ao esporte estão suspensas por tempo indeterminado desde aos projetos municipais, como escolinhas ao uso dos equipamentos públicos como academias ao ar livre, campos de futebol e caminhadas.
 
 
- Comércio
O comércio também irá atender a recomendação contida no Decreto Estadual. As atividades não essenciais estão suspensas por sete dias. Farmácias, supermercados, postos de combustíveis, laboratórios estarão abertos.  
 
 
Igreja
A Diocese de Criciúma por meio do Bispo, Dom Jacindo Flach determinou a suspenção por tempo indeterminado de todas as atividades programadas.  Portanto, no município, não haverá catequese, visitas aos doentes e idosos, mutirão de confissões, qualquer tipo de reunião, casamentos agendados e funeral com número reduzido de pessoas e em ambientes abertos. Todas as missas e celebrações da Palavra estão suspensas, podendo os fiéis acompanhá-las pelas redes sociais da paróquia (facebook). O Bispo pede para que todos permaneçam em casa e em oração. Mesmo não acontecendo as celebrações públicas as igrejas permanecerão abertas para orações individuais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp