O Governo Municipal de Cocal do Sul e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram a primeira reunião para tratar de assuntos pertinentes à realização do Censo 2020. A vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o secretário de municipal de gestão administrativa, fazendária e planejamento, Clédio Fachin receberam o coordenador de área do Censo da Região da Amrec, Gustavo Perez que explicou o planejamento e acompanhamento.
Gustavo informou que o Censo terá sua coleta entre os meses de agosto e outubro deste ano, mas que as operações já estão em pleno funcionamento.
“Nós realizamos a atualização dos mapas do IBGE no município, estamos vendo com a prefeitura o local para a instalação de um posto de coleta e iremos selecionar um coordenador que ficará em Urussanga e organizará os postos. Na programação temos ainda a abertura de edital para este mês de março para contratação de 3 supervisores e 15 recenseadores para atuarem em Cocal do Sul temporariamente”, explica.
Esta é a fase preparatória para o Censo Demográfico 2020, a maior operação de recenseamento a ser realizada no Brasil, que levantará sistematicamente o perfil da população brasileira que adentra a próxima década, produzindo dados essenciais para o planejamento de políticas públicas em nível municipal. Os censos demográficos normalmente ocorrem de 10 em 10 anos e contam com a participação do Poder Público e da sociedade civil locais como peça fundamental de sua execução.
O papel do Governo do Município será fundamental para organizar e divulgar os preparativos e execução dos trabalhos de coleta das entrevistas.
“Realizamos esta primeira reunião para organizarmos a parceria junto da prefeitura e o IBGE. Vamos contar com o apoio do município, principalmente para a estrutura física e também para a divulgação para que tudo ocorre de forma eficaz e para que a equipe desempenhe com qualidade e agilidade todas as tarefas essenciais para a coleta dos dados. Também pedimos desde já o apoio de toda a população para que participe e a coleta das informações sejam corretas e aponte a realizada do município”, declara a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato.