24/12/2019 às 08h55min - Atualizada em 24/12/2019 às 08h55min

Presente de Natal? Asteroide gigante vai passar perto da Terra na quinta (26)

- 87 News
CNEOS, JPL Small-Body Database Browser

Conforme consta na página do Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS, ou Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra), da NASA, dedicada ao acompanhamento dos NEOs (Near-Eath Objects, ou objetos próximos à Terra), um asteroide gigantesco passará pertinho do nosso planeta na próxima quinta-feira (26), como se fosse um presente atrasado de Natal vindo do espaço. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar que não há por que se preocupar, pois o objeto, apesar de ser considerado potencialmente perigoso, nesta aproximação não representa risco algum.

O asteroide 310442 (2000 CH59) tem diâmetro estimado entre 280 e 620 metros, equivalente a um prédio com mais de 100 andares, e fará sua máxima aproximação com a Terra nesta passagem por volta das 4h54 no horário de Brasília, quando passará a 2 milhões de quilômetros da nossa morada. Para termos de comparação, a Lua está a 384 mil km de nós.

Para ser considerado um objeto próximo da Terra, a NASA considera uma distância de até 194 milhões de km do Sol e até 48 milhões de km do nosso planeta. Ou seja: a maioria dos corpos espaciais considerados próximos, na verdade, não chegam a representar perigo algum. Ainda assim, devem ter suas trajetórias monitoradas constantemente para garantir que suas órbitas permaneçam dentro do curso esperado, sem nenhuma surpresa no meio do caminho — e é justamente o que o CNEOS, da NASA, faz, bem como a ESA (agência espacial europeia), que também tem equipes dedicadas a detectar e acompanhar o curso de objetos espaciais cujas órbitas os tragam para perto, ou relativamente perto, de nós.

No futuro, estima-se que o 310442 (2000 CH59) passará a mais ou menos 7,5 milhões de quilômetros da Terra, o que será muito mais arriscado do que a distância da passagem atual. O asteroide viaja pelo Sistema Solar a uma velocidade de 44.256 km/h.

Link