17/06/2019 às 17h32min - Atualizada em 17/06/2019 às 17h32min

Solenidade de Corpus Christi leva católicos às ruas

- 87 News
Diocese de Criciúma

Nesta quinta-feira, 20, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, mais popularmente chamada, na expressão latina, "Corpus Christi". A festa celebra a presença real de Cristo no sacramento da Eucaristia. A procissão com veneração pública pelas ruas só é permitida pela Igreja por ocasião desta data ou na realização de congressos eucarísticos.

Tradição


Narra a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir, em peregrinação, ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração, veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sanguíneos e as toalhas do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo (Itália) em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Essa foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A celebração da festa foi concedida em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Porém, o decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, pois o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na Diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se, primeiro, na Alemanha, depois na França e na Itália.

Solidariedade

Como gesto concreto, muitas paróquias da Diocese de Criciúma, durante as missas e procissões, realizarão campanhas para doação de agasalhos, cobertores e alimentos para famílias carentes. Entre elas: Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá), Santo Agostinho (Criciúma), São José (Criciúma), Santo Alexandre (Treviso), Santa Rosa de Lima (Santa Rosa do Sul), São Sebastião (Praia Grande) e Nossa Senhora da Glória (Meleiro).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp