A Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, está chegando!!! Tradicional por acontecer sempre na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano ela ocorrerá no dia 29. Para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que o consumidor fique atento, desde já, aos preços dos produtos que pretendem comprar!
Para orientar os consumidores, o PROCON/SC já divulgou a lista de sites de lojas mais demandados em Santa Catarina, que devem ser evitados. A listagem dos estabelecimentos que tendem a infringir os direitos dos consumidores é organizada por ordem alfabética do nome fantasia e traz outras informações úteis como o CNPJ e se o site encontra-se desativado. Para acessá-la, clique aqui!
Há reclamações diversas que ficam como alerta aos consumidores: desde fretes muito caros até atraso nas entregas, além de produtos danificados ou que divergem do anunciado. Assim, essa lista procura evitar que a população seja lesada e o tão sonhado desconto acabe se transformando em pesadelo.
Visando preservar os direitos dos consumidores, o PROCON/SC já começou a monitorar preços para conferir o cumprimento das ofertas que serão anunciadas neste ano e a partir desta semana, a equipe de fiscalização também vai percorrer os principais pontos comerciais para mapear os locais e monitorar os preços praticados na cidade.
O intuito da equipe do PROCON/SC é fiscalizar as falsas promoções, a venda de produtos que não estejam em estoque, à falta de informações precisas ao público, entre outras violações à Lei n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).
Confira as dicas do PROCON/SC:
1) É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços;
2) Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;
3) As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;
5) Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;
6) Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá fazer sua reclamação online, através da plataforma www.consumidor.gov.br. O consumidor também poderá procurar o PROCON de sua cidade.