12/02/2024 às 14h17min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h00min

Trinidad e Tobago estuda pedir ajuda externa por derramamento de óleo

Mancha afeta 15 quilômetros de praias em uma das ilhas. Origem do combustível é um navio aparentemente abandonado que naufragou há quase uma semana.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/trinidad-e-tobago-estuda-pedir-ajuda-externa-por-derramamento-de-oleo



Dona de um dos mais famosos carnavais do Caribe, Trinidad e Tobago pode pedir ajuda internacional após um derramamento de óleo que poluiu 15 quilômetros de praias de uma das ilhas do arquipélago. A origem do combustível é de um navio aparentemente abandonado que naufragou há quase uma semana.



Na última-quarta-feira (7), um navio identificado como Gulfstream virou próximo a um parque industrial no sul da ilha de Tobago. Arrastada pelas correntes, a embarcação encalhou perto da costa. Segundo o governo do país, existem indícios de que o barco foi abandonado para afundar, já que as autoridades locais não receberam nenhum pedido de socorro.




Trinidad Tobago 12/02/2024 Uma área afetada por um derramamento de óleo na Ilha de Tobago, Trinidad e Tobago. Foto Reuters.

Trinidad Tobago 12/02/2024 Uma área afetada por um derramamento de óleo na Ilha de Tobago, Trinidad e Tobago. Foto Reuters.






Trabalhadores limpam uma área afetada pelo derramamento de óleo na Ilha de Tobago - Reuters



Notícias relacionadas:

A mancha de óleo não para de crescer e atingiu águas internacionais. O derramamento afetou a costa sudoeste de Tobago, inclusive praias consideradas pontos turísticos e que estavam preparadas para receber visitantes durante o carnaval.



Em entrevista coletiva concedida no domingo (11), o primeiro-ministro Keith Rowley informou que o desastre ainda está classificado em nível 2 (intermediário), mas o governo não descarta elevar a tragédia para nível 3 (avançado), caso as autoridades locais não consigam controlar o vazamento.



Ele disse que a situação ainda está “administrável”, mas admitiu que o país pode procurar ajuda internacional, especialmente para esvaziar a embarcação.




“A gente pode requerer ajuda porque, uma vez em que começarmos a conversar sobre o resgate, que é levar o navio para uma situação em que possamos controlar o que acontece, a gente terá de ter ajuda externa”




“A gente terá de se mover relativamente rápido para determinar o que vamos fazer a seguir, que é levar a embarcação para uma posição em que ela não represente mais uma ameaça ao nível nacional.”



O primeiro-ministro concedeu entrevista coletiva após visitar a área da tragédia acompanhado do presidente do parlamento do país.



O óleo está vazando dos tanques de combustível do navio. Segundo Rowley, o governo ainda não sabe o que a embarcação levava, mas as autoridades suspeitam que o Gulfstream carregava madeira e areia.



O governo do arquipélago caribenho está preocupado com a contaminação de peixes e do suprimento de comida para a região.




Trinidad Tobago 12/02/2024 Uma área afetada por um derramamento de óleo na Ilha de Tobago, Trinidad e Tobago. Foto Reuters.

Trinidad Tobago 12/02/2024 Uma área afetada por um derramamento de óleo na Ilha de Tobago, Trinidad e Tobago. Foto Reuters.






Óleo de um navio abandonado atinge a ilha de Tobago - Foto Reuters.



Convocação



Desde quinta-feira (8), moradores da região convocados por redes sociais estão limpando as praias afetadas pelo desastre. O número aumentou para cerca de mil voluntários após o governo reforçar a convocação e pedir ajuda extra.



Na rede social X (antigo Twitter), o Escritório Regional das Nações Unidas em Trinidad e Tobago informou que está pronto para fornecer apoio às autoridades locais.



Coordenadas pela representação local da ONU, as agências das Nações Unidas estão mobilizando recursos de programas regionais para prestar assistência aos esforços de limpeza.



Em nota emitida nesta manhã, o Itamaraty informou que está em contato com autoridades de Trinidad e Tobago para examinar possibilidades de assistência a ser oferecida para conter os danos provocados pelo vazamento.



Texto publicado pela Agência Brasil.



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/trinidad-e-tobago-estuda-pedir-ajuda-externa-por-derramamento-de-oleo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp