22/01/2024 às 09h54min - Atualizada em 23/01/2024 às 00h00min

Netanyahu rejeita condições do Hamas para libertação de reféns

Grupo radical exige fim da guerra, retirada das forças israelenses de Gaza, libertação de violadores de Nukhba (força de elite do Hamas) e a permanência do grupo no poder.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-01/netanyahu-rejeita-condicoes-do-hamas-para-libertacao-de-refens



O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou as condições apresentadas pelo Hamas para acabar com a guerra e libertar os reféns que permanecem na Faixa de Gaza,. A proposta incluía a saída total de Israel de Gaza e a manutenção do poder com o Hamas.



"Quanto aos nossos reféns, até o dia de hoje, trouxemos para casa 110 deles e estamos empenhados em recuperar todos. É um dos nossos objetivos de guerra e a pressão militar é uma condição necessária para a alcançarmos. Estou trabalhando nisso incessantemente", disse Netanyahu nesse domingo.



Notícias relacionadas:

O primeiro-ministro israelense afirmou ainda que deve ficar bem claro que rejeita "veementemente os termos de capitulação dos monstros do Hamas. O Hamas exige em troca da libertação dos reféns o fim da guerra, a retirada das nossas forças de Gaza, a libertação de assassinos e violadores de Nukhba (força de elite do Hamas) e a permanência do grupo".



"Se aceitássemos isso, os nossos soldados teriam tombado em vão. Se aceitássemos isso, não poderíamos garantir a segurança dos nossos cidadãos. Não poderíamos devolver às suas casas em segurança as pessoas deslocadas, e o próximo 7 de outubro seria apenas uma questão de tempo", esclareceu.



O premiê israelense frisou que rejeita “liminarmente as condições de rendição do Hamas”.



Na declaração, Benjamim Netanyahu repetiu que insistirá no “controle total da segurança israelense sobre todo o território a oeste da Jordânia”. E acrescentou ter resistido firmemente às pressões internacionais e internas para alterar essa posição.



“Minha insistência foi o que impediu durante anos o estabelecimento de um Estado palestino que teria representado um perigo existencial para Israel”.



Pouco depois de ser conhecida a decisão de Netanyahu e no momento em que os aviões israelenses retomavam os bombardeios em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, um representante do Hamas afirmou à Reuters que a recusa do premiê em colocar um ponto final no conflito “significa que não há possibilidade de libertar os reféns que permanecem cativos”.



Em novembro, no âmbito de um acordo mediado pelos Estados Unidos, o Catar e o Egito, mais de 100 dos cerca de 240 reféns levados para Gaza durante o ataque do Hamas em 7 de outubro foram libertados em troca da liberdade de 240 palestinos que estavam detidos nas prisões israelenses.



Desde então Netanyahu tem enfrentado pressão crescente para a libertação dos 136 reféns que permanecem em cativeiro.



O Fórum das Famílias dos Reféns e Desaparecidos exigiu, em nota, que Netanyahu "afirmasse claramente que não abandonará civis, soldados e outros raptados no desastre de outubro".



"Temos de avançar com o acordo agora", disse familiar de um dos reféns. "Se o primeiro-ministro decidir sacrificar os reféns, deve mostrar liderança e partilhar honestamente a sua posição com o público israelense”.



Em protesto em frente à residência de Netanyahu, os familiares exigiram ação.



*É proibida a reprodução deste conteúdo.



Texto publicado pela Agência Brasil.



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-01/netanyahu-rejeita-condicoes-do-hamas-para-libertacao-de-refens

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp