27/12/2023 às 13h29min - Atualizada em 27/12/2023 às 13h29min

Confeitaria em ascensão: O brilho do pupilo de Caito Maia na arte dos brownies

Aos 19 anos, Theo Duarte obteve suas primeiras inspirações no empreendedorismo através da participação no evento Empreende SC


 

Com apenas 19 anos de idade, Theo Duarte, já protagoniza uma história empreendedora e nesta semana deu o primeiro grande passo de sua jornada, com a abertura de uma loja física na Rua Henrique Lage, uma das principais vias do comércio de Criciúma. O impulso e a inspiração para o início da trajetória do Brownie do Theo têm um encontro com uma estrela do varejo brasileiro: o fundador e CEO da Chilli Beans, Caíto Maia.

O menino e um dos “tubarões” do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil se conheceram em uma edição do evento Empreende SC, em Criciúma. “Tivemos uma interação durante a palestra dele no evento, quando ele me escolheu aleatoriamente na plateia, perguntou sobre o que eu fazia, contei sobre o Brownie do Theo e ele me disse palavras muito inspiradoras. Foi uma grande experiência”, relatou o jovem empreendedor. 

Depois de meses comercializando os brownies por meio da internet, Theo conquistou seu espaço físico para comercializar suas iguarias de chocolate. “Eu sempre sonhei em criar um espaço para as pessoas chegarem e degustarem um café com brownie sem pressa”, conta. 

A partir daí, iniciou a busca por espaços comerciais pela cidade. Foram percorridos longos caminhos, muitos lugares visitados até conquistar a tão sonhada sala. “Ficamos 3 meses ajustando tudo para que pudéssemos abrir o espaço na semana passada. Eu produzi algumas decorações, a mesa entre outros detalhes do espaço, mas ainda tenho várias coisas para ajustar com o tempo”, explica o jovem. 

Para os próximos anos, as ideias são cada vez maiores para fazer com que as pessoas conheçam a marca e o espaço. “Queremos deixar as melhores lembranças na memória das pessoas quando elas lembrarem do conceito do brownie. Por exemplo, “ah quero tomar um café, vou lá no Brownie do Theo, destaca. 

 

O início 

Ao presentear os professores com pequenos brownies produzidos por uma receita de sua mãe, Juliana Duarte, Theo degustou os doces que haviam sobrado e se surpreendeu com a boa qualidade. A partir daí, surgiu a ideia de comercializar brownies e iniciar uma nova ocupação até o momento. “Eu estava iniciando o primeiro ano do ensino médio e logo pensei em sair por aí para vender brownies”, destacou o jovem.

Dessa forma, a mãe Juliana elaborou novamente a receita, mas infelizmente a qualidade não foi a mesma comparada a primeira produção. "Ficou muito ruim, não chegou nem perto da primeira receita produzida aquela vez. Testamos outras e somente uma chegou razoavelmente perto daquela inicial", conta.

Em meados de 2022, Theo iniciou a distribuição dos brownies no pátio do Colégio São Bento durante os intervalos, para que as pessoas pudessem conhecer o produto pela primeira vez. 

Através do Instagram do jovem disponibilizado na embalagem do produto, as pessoas poderiam ter a disponibilidade para realizar seus pedidos por lá. "Eu comecei a fazer a distribuição entre terça e quarta-feira e na sexta-feira eu já havia um pedido de 100 brownies, essa foi a minha primeira encomenda", relembra Theo.

 

A relação com o Empreende SC 

No ano passado, Theo se deparou com a divulgação do evento através de um anúncio patrocinado no Instagram. A partir daí, surgiu o interesse na participação juntamente com sua mãe. “Achamos que seria de grande importância nossa participação, pois como eu estava prestes a iniciar minha vida no empreendedorismo, o evento poderia ser um estímulo a mais”, conta o jovem. 

A poucas semanas da realização do evento, ao se deparar com o valor dos ingressos, o jovem logo entrou em contato com o idealizador e responsável pelo Empreende SC, Fernando Sabino, para propor a ele uma negociação. “Eu pedi ao Fernando para que nos desse um desconto pela compra dos dois ingressos, dessa forma, eu poderia contribuir com brownies para compensar o valor restante”, explicou. 

No mesmo momento, Fernando propôs ao jovem que poderia realizar totalmente a troca dos ingressos por brownies, para que ele pudesse fazer a distribuição dos doces entre todos os presentes. “Foi uma quantidade bem considerável, tivemos que ser ágeis para poder da conta. Lembro que eu estava no meio de uma prova na escola e tive que sair correndo para entregar o pedido”, relembra Theo. 

Neste ano, Theo participou novamente em mais uma edição do evento. Desta vez, como expositor, comercializando brownies para o público presente durante os dois dias de evento. “O Empreende SC nos permite transformar nossas ideais, fazer novos contatos e adquirir muito conhecimento. O evento está crescendo cada vez mais, para o próximo ano estamos com grandes ideias novamente”, ressalta.

 

Empreende SC já tem data para a próxima edição

Consolidado como o maior evento imersivo sobre empreendedorismo e inovação do Sul de Santa Catarina, o Empreende SC terá sua sétima edição nos dias 13 e 14 de março de 2024, no AM Master Hall, em Criciúma. Cinco palestrantes já estão confirmados: Marcos Piangers, Caio Carneiro, Carlos Busch, Denize Savi e Letícia Amoroso. Mais informações podem ser obtidas pelo site empreendesc.com.br.

 

Texto: Karoline Mariot/ Alfa Comunicação e Conteúdo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp