08/12/2023 às 11h46min - Atualizada em 08/12/2023 às 11h46min

Cocal do Sul implantará sistema de telessaúde

Novidade entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2024

divulgação Prefeitura de Cocal do Sul

Cocal do Sul vai aderir ao telessaúde. O modelo de atendimento online no sistema municipal de saúde passará a funcionar no município a partir de janeiro de 2024. Versões da ferramenta já foram implantadas em Criciúma e Forquilhinha.

A licitação para a contratação do serviço deve ser lançada na próxima semana. O investimento para a implantação e gestão da ferramenta pelo período de 12 meses terá um custo de R$ 250 mil, por meio de repasse da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O sistema, em um primeiro momento, vai possibilitar o agendamento de consultas médicas e odontológicas e fazer a renovação de receitas controladas. Depois pretendemos colocar em funcionamento também a teleconsulta, onde o paciente vai poder fazer uma consulta com um médico por mensagem ou por vídeo-chamada”, explicou a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan.

Os atendimentos serão realizados por profissionais que compõem o quadro de servidores da prefeitura. Inicialmente a equipe terá um técnico em enfermagem, um enfermeiro e um médico, mas está prevista a ampliação para cinco atendentes. “Vai facilitar muito para os moradores. Hoje as pessoas fazem filas nas unidades de saúde, ficam esperando horas para conseguir um horário e isso vai acabar”, garantiu a secretária.

As sete Estratégias de Saúde da Família (ESF) contarão com o serviço, além da Unidade de Referência em Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). “Vamos começar pelas ESFs dos bairros Guanabara, Jardim Elizabeth e Jardim Itália, que são onde temos o maior número de reclamações. Mas a expansão para as demais unidades será rápida. Acreditamos que em 60 dias todas as unidades terão o telessaúde”, projetou Glícia.

Os agendamentos serão realizados para agendas semanais e mensais. “Vamos organizar por urgências. Em alguns casos de maior emergência a pessoa poderá ter um atendimento imediato pelo próprio sistema ou encaminhado para a unidade de saúde e até para o nosso Pronto-Atendimento 24 horas”, ressaltou a secretária. Os horário de atendimento será das 8 horas às 17 horas de segunda a sexta-feira.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp