20/10/2023 às 19h52min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h01min

História Hoje Medalhistas punidos por gesto contra desigualdade racial

Em 18 de outubro de 1968, dois atletas, Tommie Smith e John Carlos, foram suspensos pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos devido a um gesto contra a desigualdade racial que realizaram dois dias antes, durante a cerimônia de premiação dos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Esse gesto ocorreu em meio a um cenário de protestos por direitos civis nos Estados Unidos naquele ano. Tommie Smith, um velocista, venceu a prova dos duzentos metros rasos e estabeleceu um novo recorde mundial. Seu companheiro de equipe, John Carlos, terminou em terceiro lugar, atrás de Peter Norman da Austrália.

Esportes Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/esportes/audio/2023-10/historia-hoje-medalhistas-punidos-por-gesto-contra-desigualdade-racial









Em 18 de outubro de 1968, dois atletas, Tommie Smith e John Carlos, foram suspensos pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos devido a um gesto contra a desigualdade racial que realizaram dois dias antes, durante a cerimônia de premiação dos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Esse gesto ocorreu em meio a um cenário de protestos por direitos civis nos Estados Unidos naquele ano.



Tommie Smith, um velocista, venceu a prova dos duzentos metros rasos e estabeleceu um novo recorde mundial. Seu companheiro de equipe, John Carlos, terminou em terceiro lugar, atrás de Peter Norman da Austrália.



Após receberem suas medalhas, Smith e Carlos subiram ao pódio descalços, usando meias pretas para simbolizar a pobreza do povo negro nos Estados Unidos. Eles abaixaram a cabeça e ergueram os punhos com luvas pretas durante a execução do hino nacional dos Estados Unidos, enquanto a bandeira do país era hastada. Peter Norman, o atleta australiano, também se solidarizou com a causa e usou um distintivo do Projeto Olímpico para os Direitos Humanos.



No entanto, o gesto dos atletas foi visto como um desrespeito aos Estados Unidos, e eles foram punidos por isso. Dois dias após a premiação, na manhã de 18 de outubro, Smith e Carlos foram forçados a devolver suas credenciais e deixar a Vila Olímpica.



Outros atletas norte-americanos também foram alertados a não se manifestarem politicamente, mas alguns deles, mesmo correndo o risco de serem expulsos, expressaram suas opiniões de diferentes maneiras ao receber suas medalhas, incluindo o uso de boinas pretas, meias pretas ou mesmo comparecerem descalços. Esse episódio ficou marcado como um momento importante na história dos protestos por direitos civis nos Estados Unidos e no esporte olímpico.



História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.



História Hoje



Redação: Beatriz Evaristo



Apresentação: José Carlos Andrade



Sonoplastia: Jailton Sodré



Edição: Sheily Noleto



Publicação web: Patrícia Serrão


Esportes Brasília 18/10/2023 - 06:00 História Hoje História Hoje quarta-feira, 18 Outubro, 2023 - 06:00 2:14

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/esportes/audio/2023-10/historia-hoje-medalhistas-punidos-por-gesto-contra-desigualdade-racial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp