16/10/2023 às 09h54min - Atualizada em 16/10/2023 às 09h54min

Cidadania italiana: revelado o segredo para obter o documento com segurança e de forma rápida

Com alta procura da cidadania italiana por brasileiros, empresas especializadas em assessoria ganham força no mercado driblando burocracias; saiba como

CONTEÚDO ESPECIAL, BRANDED STUDIO ND, CRICIÚMA
A cidadania italiana é reconhecida pelo direito “jus sanguinis”, ou seja, é um direito de sangue – Foto: Divulgação

Localizar documentos, viajar ao exterior para resgatar aqueles perdidos e reuní-los em uma pasta (não pode esquecer nenhum!). Ir ao consulado (muitas vezes localizados em outros estados) e enfrentar longas filas. Faltou um documento ou uma assinatura: repetir todo o processo, inúmeras vezes. Essa é a realidade de quem opta por obter a cidadania italiana de maneira direta nos consulados.

Mas para aqueles que não têm tempo (um dos bens mais valiosos atualmente), paciência e nem dinheiro para viajar em busca de documentos e autorizações, uma alternativa prática, econômica e segura ganha força no mercado: as empresas especializadas em assessoria para obter a dupla cidadania.

E qual é o segredo dessas empresas para driblar a burocracia? A resposta é simples: com conhecimento de todos os trâmites legais e suas nuances, os profissionais ajudam os interessados em todas as etapas, já desde a reunião dos documentos necessários – incluindo quando é preciso localizá-los em órgãos na Itália.

Além disso, essas empresas de assessoria utilizam um caminho alternativo ao consulado: o processo judicial. Nessa opção, um advogado especializado em cidadania atua como intermediário entre o requerente e o tribunal italiano, garantindo que todos os requisitos legais sejam cumpridos. Isso pode incluir a apresentação de recursos, a obtenção de sentenças favoráveis e a agilização do processo.

Por que contratar uma empresa especializada?

Antes de explicar o passo a passo de como é obtida a cidadania italiana com uma empresa especializada, vale destacar o motivo do fortalecimento deste ramo no mercado: levando em conta apenas a Itália, mais de 160 mil brasileiros viviam no país em 2020, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores.

Além dessa parcela considerável, há mais de 25 milhões de brasileiros elegíveis para obter a cidadania italiana. Isso porque o Brasil é o país com mais descendentes italianos fora da Itália. Esses números, aliados ao desejo de buscar novas oportunidades para a vida e a carreira, resultaram no aumento da procura pela dupla cidadania.

Foram 20.400 brasileiros que adquiriram a cidadania da Itália ou Portugal apenas em 2021, conforme o Eurostat, Gabinete de Estatísticas da União Europeia. Daí o fortalecimento deste segmento de assessoria no Brasil. Mas fique atento na escolha!

A Cidadania Já é um exemplo de empresa idônea e bem avaliada que atua neste mercado, tendo auxiliado mais de 10 mil brasileiros com dupla cidadania. O atendimento se destaca pelo alto nível técnico dos profissionais e por entender o procedimento como um sonho dos clientes.

Passo a passo da cidadania italiana com empresa especializada

O primeiro passo para iniciar a aplicação da cidadania italiana é reunir os documentos dos ancestrais – do italiano original até o interessado. Essa etapa é essencial tanto com o apoio de uma empresa especializada quanto na aplicação direta no consulado.

Com a contratação do serviço, no entanto, o requerente é orientado sobre quais são as certidões necessárias – os profissionais ajudam, inclusive, quando é preciso localizar documentos em órgãos na Itália. Essa opção evita o “vai e vem” ao consulado, sem contar com a economia nas viagens para o órgão e até para a Itália quando é preciso resgatar as certidões.

Os próximos passos iniciais ficam a cargo da empresa contratada e envolvem o apostilamento dos documentos, autenticações e realização das traduções juramentadas.

Cidadania italiana: revelado o segredo para obter o documento com segurança e de forma rápida

Cidadania italiana: revelado o segredo para obter o documento com segurança e de forma rápida


O primeiro passo para iniciar a aplicação da cidadania italiana é reunir os documentos dos ancestrais – Foto: Divulgação

Organizada toda a documentação, chega a segunda etapa quando a aplicação é feita via processo judicial. Além de driblar a burocracia e alta demanda dos consulados italianos, este caminho é viável quando o interessado tem dificuldades em reunir toda a documentação necessária ou comprovar seu direito à cidadania.

Iniciado o processo judicial, a empresa de assessoria designa um advogado especializado em cidadania italiana, que atua como intermediário entre o requerente e o tribunal na Itália, garantindo que todos os requisitos legais sejam cumpridos. Isso pode incluir a apresentação de recursos, a obtenção de sentenças favoráveis e a agilização do processo.

Prazos e custos com empresa especializada

A grande vantagem da assessoria de uma empresa especializada é a praticidade, economia e otimização do tempo. Os prazos e custos, por sua vez, podem variar. O prazo (que é mais rápido do que na aplicação direta em um consulado) pode ser de um a três anos – dependendo da complexidade do caso.

Os custos, por sua vez, variam conforme as despesas com traduções juramentadas, autenticações, taxas consulares, entre outros. Na Cidadania Já, por exemplo, o procedimento costuma ser dividido em duas etapas. Na primeira (que inclui a obtenção, organização e análise dos documentos), o valor varia de R$ 950 até R$ 2 mil.

Na segunda parte a assessoria realiza o processo judicial, em que pode variar o custo (feito em euro) conforme cada caso e quantidade de pessoas incluídas no pedido. Um exemplo prático: quando o vínculo com o italiano é de pai ou mãe e há apenas um requerente pela cidadania, o valor desta segunda etapa fica em torno de 3 mil euros. No mesmo caso de vínculo, mas quando há sete a 10 interessados na cidadania, o valor médio é de 5,3 mil euros, que pode ser dividido entre os requerentes, gerando economia.

Quero a cidadania italiana! Como saber se tenho direito?

cidadania italiana é reconhecida pelo direito “jus sanguinis”, ou seja, é um direito de sangue. Então quem tem ascendentes italianos pode ter direito ao documento, se obedecidos os requisitos.

Em geral, é possível obter a cidadania se um dos antepassados diretos (como pais, avós ou bisavós) é italiano. Vale destacar que não há um limite de gerações. Além disso, o direito também pode ser obtido por casamento com um cidadão ou cidadã italiano.

Cidadania Já presta assessoria para documentação

Uma das principais empresas de assessoria no mercado é a Cidadania Já, que auxilia na documentação para a obtenção da cidadania italiana e portuguesa de descendentes e cônjuges. Com atendimento e relacionamento humanizados, a empresa tem alto nível técnico na análise dos documentos, maior previsibilidade no procedimento e custo-benefício de destaque no mercado. Além disso, oferece o dinheiro de volta caso não seja concluída a cidadania após a avaliação da documentação.

Para entrar em contato com a Cidadania Já há dois canais principais: as lojas, espalhadas pelo País em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, ou pelo Whatsapp. No site e redes sociais também é possível solicitar um orçamento e conhecer mais detalhes sobre a dupla cidadania.

Endereço da loja em SC: Nações Shopping – Av Jorge Elias de Lucca, 765, loja L83 – Nossa Senhora de Salete, Criciúma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp