29/08/2023 às 18h01min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h20min

Fazer revisão do sistema de suspensão inclui vários itens

Amortecedores, molas, bieleta e bandeja de suspensão estão entre os itens que devem ser checados

DINO
http://www.nakata.com.br


Responsável por controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas, manter os pneus em contato com o solo, absorver as irregularidades das vias e proporcionar estabilidade, conforto e segurança ao veículo, o sistema de suspensão é composto por uma gama de peças.

O conjunto de amortecedores é um dos itens que merece atenção na hora da revisão. Em uma verificação visual é possível constatar vazamento de óleo ou quebra da fixação. Mas, motoristas devem se atentar aos sintomas de comprometimento de itens da suspensão, como diminuição da estabilidade do veículo nas curvas, aumento da distância da frenagem, ruídos e oscilação excessiva das rodas.

O kit de amortecedor, composto por batente, coifa e coxim, também deve ser avaliado. “Coifa danificada permite a penetração de abrasivos na haste do amortecedor danificando o conjunto de vedação. Já coxins e batentes danificados vão prejudicar o funcionamento do amortecedor e comprometer o conforto do usuário”, adverte Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, uma fabricante de autopeças.

Segundo Leite, também indispensáveis no sistema de suspensão, são as molas, que não podem apresentar trincas ou quebras numa inspeção visual. Caso estejam comprometidas, será preciso trocá-las.

"Item menos conhecido, mas não menos importante, é a bandeja ou braço oscilante, pois garante alinhamento das rodas”, informa Leandro que também alerta para deterioração e demais danos às buchas, ligadas a esse componente, bem como folgas em pivôs. Outros pontos importantes que o coordenador ressalta são as articulações que ajudam na conexão da carroceria do veículo com as peças móveis do sistema da suspensão, os pivôs que não podem apresentar folgas e as coifas protetoras que devem estar preservadas para não permitirem a entrada de contaminantes que vão acelerar o desgaste da peça.

Leite também ressalta que há a bieleta, peça-chave na garantia da estabilidade, que reduz a inclinação em curvas, melhorando o comportamento dinâmico do automóvel. "Quando gastas apresentam ruídos em solo irregular", finaliza.



Website: http://www.nakata.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp