18/08/2023 às 08h05min - Atualizada em 18/08/2023 às 08h05min

​Prefeitura inaugura obras de ampliação e desassoreamento da Barragem do Rio Cocal

O investimento total das obras foi de aproximadamente R$ 384 mil

Amanda Farias
Localizada entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália, a barragem do Rio Cocal é a principal represa da cidade. Nesta quarta-feira (16), ocorreu a inauguração da ampliação e desassoreamento da barragem, que leva o nome de “Tiburcia Josefina Da Silva Guedes”. O evento contou com a presença de muitas pessoas, entre elas vereadores, autoridades e comunidade. O investimento total das obras foi de aproximadamente R$ 384.758,00.

Antes das obras, a barragem possuía área de 3.862,00 m quadrados e capacidade de reserva de 9.886,72 metros cúbicos. Com a ampliação, a área passará para 5.744,00 metros quadrados e capacidade de reserva de 17.576,04 metros cúbicos. Além da ampliação e desassoreamento, também foi realizada a colocação de cercamento ao redor da barragem, muros, portões, calçada e jardinagem.

“Após a limpeza do assoreamento da bacia da barragem, a capacidade de reserva passou de 9,9 mil m³ para 17,6 mil m³, tendo como resultado uma capacidade de volume de reserva aumentada em 77,78%”, detalha o diretor do Samae, Alisson da Silva. Ainda segundo ele, há aproximadamente 15 anos não era realizada limpeza no rio e nem uma obra como esta.

Conheça a história de Tiburcia

Tiburcia Josefina Da Silva Guedes era uma jovem encantadora, alegre e carismática, e no auge de seus 20 anos casou com Aristeu Semmann Guedes. Pouco tempo depois, mudaram-se para o Município de Urussanga e em 1973, mudaram-se para Cocal do Sul que na época pertencia ao Município de Urussanga.  

No ano de 1982 seu Aristeu a falecer com 54 anos. Tiburcia acolheu em sua casa vários trabalhadores, que vieram para Cocal do Sul para trabalharem na Industria Eliane Revestimentos Cerâmicos. 

Por muitas vezes abriu as portas da sua casa para receber os evangélicos que usavam o rio para realizar o batismo nas águas e além disso, também sedia as dependências de sua casa para os banhistas que iam tomar banho no rio.

No ano de 2009 Tiburcia Josefina da Siva Guedes veio a falecer com 80 anos, deixando seu legado, 8 filhos 21 netos, 26 bisnetos e 10 tataranetos. Tiburcia deixou saudades, lembranças e uma história na cidade de solidariedade, cultivo do valor da família, honestidade, trabalho digno e fé.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp