12/07/2023 às 16h43min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h00min

Solimar Carneiro, fundadora do Geledés, morre em São Paulo

Entre os anos de 2003 e 2009, Solimar impulsionou os projetos Grio e Rappers, que consolidaram o hip hop como manifestação cultural e plataforma de expressão da juventude negra.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/solimar-carneiro-fundadora-do-geledes-morre-em-sao-paulo

Morreu nesta quarta-feira (12), aos 66 anos de idade, Solimar Carneiro, fundadora e diretora do Geledés Instituto da Mulher Negra. A informação foi confirmada pelo instituto. O enterro foi realizado esta tarde, no Cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes (SP).



Solimar exerceu dois mandatos à frente do Geledés, entre os anos de 2003 e 2009, quando impulsionou os projetos Grio e Rappers, que consolidaram o hip hop como manifestação cultural e plataforma de expressão da juventude negra. Ela também foi grande defensora da inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, criando oportunidades por meio da promoção de cursos.



“A morte de Solimar Carneiro é uma perda irreparável para o movimento negro e o movimento de mulheres negras. Geledés Instituto da Mulher Negra e todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao lado de Solimar Carneiro expressam profundo carinho por todos os momentos memoráveis que passaram com essa grande líder”, disse o instituto em nota.



A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lamentou a morte de Solimar Carneiro. "Com muito pesar recebo a notícia do falecimento da nossa companheira de luta, Solimar Carneiro. Sua passagem por aqui mudou vidas e sua memória e luta seguem vivas em todas nós".




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/solimar-carneiro-fundadora-do-geledes-morre-em-sao-paulo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp