24/10/2019 às 13h33min - Atualizada em 24/10/2019 às 13h33min

​Primeiro no Estado: Saúde Bucal de Cocal do Sul recebe prêmio nacional

Maria Luiza da Rolt - 87 News
Município foi o único reconhecido em Santa Catarina pelo Conselho Federal de Odontologia e o terceiro na região  Sul do Brasil, entre as cidades com até 20 mil habitantes
 
As boas práticas aplicadas em Cocal do Sul e as políticas de gestão em saúde que valorizam a saúde bucal foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O município conquistou o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, referente ao trabalho realizado em 2018.
 
Cocal do Sul ficou em primeiro lugar em Santa Catarina e na terceira colocação na região  Sul do Brasil, entre os município com até 20 mil habitantes, ficando atrás somente dos municípios de Figueira (PR) e Caiçara (RS). 
 
Em todas as categorias, foram seguidos critérios de financiamento em Saúde, controle Social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.
 
O prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato dedicaram o Prêmio a toda equipe da Saúde Bucal. “Ser reconhecido em nível estadual e nacional, reflete o empenho e a dedicação de toda equipe de saúde bucal em nosso município. Estou orgulhoso por poder contar com profissionais com tamanha competência e que prezam pelo bem-estar de nossa população”, destacaram. 
 
Para o Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez o prêmio é resultado do comprometimento de todos os profissionais envolvidos e da dedicação de quem luta para proporcionar aos cidadãos do município uma saúde bucal de qualidade. “O reconhecimento através deste Prêmio mostra que Cocal se destaca mais uma vez no quesito saúde, e mesmo com dificuldades da crescente demanda, temos conseguido oferecer um trabalho de qualidade, só possível devido ao empenho de todos os profissionais de saúde bucal de nosso município e do comprometimento do Governo Municipal”, declarou.
 
Segundo  a cirurgiã-dentista que atua na ESF Centro  Giovana Galato o sentimento é de orgulho pelo município ter dado esse salto importante e chegado tão longe. “Em 2015 nós ficamos entre os 10 melhores do Estado em Práticas de Saúde Bucal. Esse reconhecimento aumenta nossa responsabilidade em manter e a aprimorar ainda mais o serviço por nós prestado. Parabéns a todos os profissionais e a comunidade que pode contar com serviços de qualidade e que atendem aos requisitos do Conselho Federal de Odontologia”, celebrou a dentista.
 
A entrega da premiação ainda não tem data definida.
 
Sobre o Prêmio

Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e pelos Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde, o Prêmio inicialmente era chamado de Brasil Sorridente e a resolução CFO – 191/2018 criou o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, concedido a municípios que adotaram boas práticas dentro do Programa Saúde Bucal, considerando critérios, como financiamento em saúde, controle social, assistências odontológicas básica e especializada, promoção de saúde bucal, educação permanente, entre outros. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp