23/03/2023 às 09h13min - Atualizada em 23/03/2023 às 09h13min

Prefeitura de Cocal do Sul promove ação em alusão ao Dia Mundial da Água

Os alunos estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Educação e Samae, além do mascote “Aquamigo”

Prefeitura de Cocal do Sul

O Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta-feira (22) e para marcar a data, o Governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Educação e Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), está promovendo uma ação junto às crianças, quanto à conscientização sobre o uso deste recurso hídrico.

A ação teve início nesta terça-feira (21) e seguem até quinta-feira (23) em todas as escolas do município, municipais, estaduais e privadas. Os profissionais estão distribuindo cartilhas com atividades que falam sobre a importância da água potável e as formas de economizá-la, fazendo uso consciente. Além da distribuição do material, também estão sendo feitas palestras acerca do tema.

Essa programação é voltada às crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Nas salas de aula, as escolas trabalharam com as crianças sobre do tema, desenvolvendo atividades relacionadas à água, desde os pequenos da educação infantil até o ensino fundamental. As atividades lúdicas foram desenvolvidas com o objetivo de mobilizar a comunidade, através das crianças, mostrando a importância de se preservar os recursos hídricos.

Mas o grande destaque ficou para o mascote do Samae, “Aquamigo”, que fez sucesso com a garotada, recebeu muitos abraços e ajudou a reforçar sobre o consumo consciente da água.

“O Samae vem atendendo a população do município, em torno de 6.694 ligações e quase 7.669 economias abastecidas; o município passará a ter, em breve, 33% de esgoto sanitário tratado, com a conclusão das obras de saneamento; o Samae busca entregar ao consumidor uma água de qualidade através de soluções socioambientais com economia, segurança, racionalidade e preservação dos recursos naturais”, comenta o diretor do Samae, Alisson da Silva.

Neste mês, no dia 16, foi celebrado também o aniversário de 30 anos do Samae, cuja data será comemorada por toda a equipe em uma confraternização. Na ocasião, colaboradores serão reconhecidos pelos relevantes serviços prestados nas últimas três décadas.

Água em Cocal do Sul

A água já foi um problema muito sério em Cocal do Sul há alguns anos, época em que o município chegou a ficar dias sem água. Desde 2021, a atual gestão vem trabalhando para não faltar água para as pessoas, entregando água de qualidade e promovendo ações através da educação nas escolas.

Atualmente, o município conta com três barragens – Rio Cocal, Rio Tigre e uma barragem localizada na Linha Ferreira Pontes. Esses rios são levados por adutoras até a ETA (Estação de Tratamento de Água) localizada no bairro Jardim Itália.

Além disso, existem também dois poços artesianos, sendo que um deles entrou em funcionamento em setembro do de 2021 para uso exclusivo para o sistema de tratamento de Osmose Reversa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp