16/03/2023 às 16h17min - Atualizada em 17/03/2023 às 00h00min

PF desarticula milícia privada no Rio Grande do Sul

Vídeos mostram funcionários da empresa de segurança irregular cometendo agressões. Policiais apreenderam armas de fogo, munições e cassetetes. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/pf-desarticula-milicia-privada-no-rio-grande-do-sul



A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (16) uma empresa de segurança no Rio Grande do Sul, suspeita de atuar como milícia privada. A empresa atuava de forma irregular na região sul do estado.



No local, os policiais encontraram armas de fogo, munições, fardas, cassetetes, capas de colete balístico e material de propaganda. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.



Notícias relacionadas:

De acordo com a Polícia Federal, a empresa é suspeita também de ter cometido os crimes de porte ilegal de arma de fogo, tortura, usurpação de função pública, constrangimento ilegal e ameaça. “Em vídeos gravados pelos próprios criminosos e obtidos pela Polícia Federal estão registradas as abordagens e agressões cometidas sob o pretexto de prover segurança aos contratantes do serviço da empresa”, informa nota divulgada pelo órgão.



No total, 50 policiais participaram da ação, chamada Operação Falsus Armatus.



O serviço de segurança privada armada pode ser exercido no país somente por empresas e vigilantes certificados pela Polícia Federal. Para ser vigilante, o interessado deve ter concluído curso sobre como portar arma de fogo e armas de menor potencial letal e como usar colete balístico.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/pf-desarticula-milicia-privada-no-rio-grande-do-sul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp