16/10/2019 às 19h10min - Atualizada em 16/10/2019 às 19h10min

Alesc sedia lançamento de livro sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans

Ney Bueno - 87 News
Agência AL
Mirele Cruz Debiasi e Edina Furlan Rampineli, autoras do livro e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
A Assembleia Legislativa recebeu, na noite desta quarta-feira (16), o lançamento do livro “Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, 20 anos de amor ao próximo”, das voluntárias Edina Furlan Rampineli e Mirele Cruz Debiasi, que conta um pouco da trajetória desta instituição no município localizado no sul do estado. Os recursos adquiridos com as vendas de exemplares da obra serão destinados para construção da sede própria da entidade, denominada Casa Cor-De-Rosa.

Com 190 páginas, a obra relata as tratativas para a criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Orleans, em 1997, sendo lançada oficialmente no dia 8 de maio de 1998, depoimentos e histórias de atividades promovidas por voluntárias no município. “Este livro tem como principal objetivo apresentar a trajetória histórica da Rede Feminina, destacando o resultado do trabalho amoroso das voluntárias, em benefício da saúde da mulher”, explicou Edina.

Participaram do lançamento o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB), e voluntárias da Rede Feminina. De acordo com a vereadora e autora Mirele Debiasi, para o levantamento dos dados para escrever a obra utilizou-se os recursos da história oral e análise documental. “Foram realizadas entrevistas com as presidentes, com as voluntárias e com algumas mulheres atendidas pela Rede. Procuramos apresentar os relatos da forma mais fidedigna possível, para não se perder a essência e a ternura de cada depoimento.”

Edina explica que o livro pode ser adquirido por um preço sugerido de R$ 20 com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans e que a obra foi estruturada em oito capítulos. No primeiro, apresenta um pouco da história do surgimento do movimento da Rede Feminina no Brasil e em Santa Catarina, seus objetivos e finalidades. O segundo capítulo apresenta a trajetória da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Orleans, os serviços oferecidos, as parcerias, as atividades desenvolvidas e as prospectivas para o futuro desta organização.

No terceiro capítulo, apresentam-se as contribuições da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, o grau de satisfação das usuárias, os pensamentos e sentimentos de mulheres atendidas nestes 20 anos de atuação. No quarto capítulo, é relatado o trabalho das presidentes com depoimentos das mulheres, que assumiram a liderança entidade nestes 20 anos de atuação em Orleans.

O quinto capítulo apresenta o papel que as voluntárias exercem na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans e o que a Rede representa para elas. O sexto capítulo destaca informações valiosas sobre o que é o câncer, dados sobre essa doença e a importância da sua prevenção, especialmente dos tipos mais comuns, que têm vitimado muitas mulheres. Os direitos dos portadores de câncer também serão apresentados neste capítulo.  No sétimo e oitavo capítulos, fala sobre o movimento internacional ‘Outubro Rosa’, que tem desencadeado uma série de ações mundiais no sentido de chamar à atenção para a prevenção do câncer, assim como sobre o movimento ‘Novembro Azul’.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp