10/10/2019 às 14h00min - Atualizada em 10/10/2019 às 14h00min

Crianças e jovens adultos não vacinados devem receber a dose contra o sarampo

Maria Luiza da Rolt - 87 News

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul comunica à população que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo está em andamento no município. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos que não foram vacinadas. O Dia D da campanha será no dia 19 (sábado), das 8h às17h, nas unidades de saúde dos bairros Centro, Jardim Elizabeth, Jardim Itália e Vila Nova. 

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco nos jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos, que também não receberam a dose.  O dia D será no dia 30 de novembro (sábado), nos postos com sala de vacina. 
 
“Essa é uma medida preventiva para proteger os bebês nessa faixa etária já que estão mais suscetíveis aos casos graves da doença. As mães e adultos que tiverem dúvidas sobre a vacina, procurem pela sua Unidade de Saúde com a carteirinha de vacinação para as orientações devidas. Para os pais que trabalham durante o dia, favor encaminhar seus filhos no dia D da campanha”, informa a enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica, Gilmara Viel.
 
Conforme o levantamento do Governo Federal até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Além disso, houve o registro de seis óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano.
 
 
Sobre o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS, os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp