04/02/2022 às 11h26min - Atualizada em 05/02/2022 às 00h00min

Após Rodrigo Santoro, Thiago Tambuque ganha destaque no mercado norte-americano

"Trabalhar em um filme norte-americano é sempre uma grande oportunidade para qualquer profissional", diz o ator

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação
O ator Rodrigo Santoro abriu as portas para muitos profissionais na indústria cinematográfica norte-americana, em seguida Wagner Moura seguiu os passos do colega de profissão, o novo nome que está entrando no mercado de streaming é Thiago Tambuque, talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas sua trajetória iniciou há alguns anos, e hoje ganha destaque no filme “SkyFly” com estreia prevista para o primeiro semestre de 2022 no streaming.

“Apesar do que se possa pensar sobre o cinema norte-americano ou do gênero A ou B de filmes produzidos aqui, é inegável o peso da indústria cinematográfica dos Estados Unidos no mundo. Com o advento do streaming, produções de outros países acabaram tendo mais visibilidade, mas paralelamente a isso, as produções americanas também aumentaram sua presença no mercado mundial. Dentro deste contexto, trabalhar em um filme aqui é sempre uma grande oportunidade para qualquer profissional de qualquer país. E, para mim, como ator brasileiro, não poderia ser diferente. Para, além disso, existem várias camadas que poderiam ser discutidas em relação a este assunto, tais como o mercado de audiovisual no Brasil, as oportunidades existentes (ou não) no país, a qualidade da formação dos atores, o peso cultural do Brasil no cenário internacional (soft power), etc. Mas daí nós entenderíamos muito (risos). De qualquer forma, são pontos bastante relevantes e que deveriam ser discutidos de forma mais séria e propositiva”, explica Tambuque sobre o mercado norte-americano. 

Thiago Tambuque apresentou alguns programas de vendas no Brasil, antes de sua partida para Atlanta, nos Estados Unidos, onde mora atualmente, sua última aparição como ator na televisão brasileira foi na novela “TiTiTi”, que acabou de ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, na Rede Globo“Eu tento não criar expectativas com relação a trabalhos - pelo menos não no sentido de projetar ou idealizar uma situação. As coisas nesta área em que atuo são muito volúveis e tudo - absolutamente tudo - pode acontecer durante o trajeto”, ressalta o ator.
Tambuque interpreta um personagem homônimo na trama escrita e dirigida por Gary Smith. O personagem é centrado, compenetrado, responsável e de humor bastante ácido, Thiago Braga é membro da equipe de paraquedismo de Danny, na qual exerce a importante função de dobrador de paraquedas reservas. Sem seu minucioso trabalho, as vidas de todos os saltadores estariam em risco. Técnico e extremamente profissional, Thiago tem a confiança de todos do grupo, especialmente de Danny, seu melhor amigo. A relação dos dois é quase fraternal: ao mesmo tempo em que se divertem à custa um do outro, também não medem esforços para se ajudar. 

No enredo do filme, Thiago é o contraponto não só a Danny, mas também a todos os demais personagens que compõem o grupo de paraquedistas ao qual pertence. Por se tratar de um grupo "disfuncional", no qual cada personagem mostra suas características bastante "peculiares" e, por vezes, desastradas, Thiago se destaca por ser equilibrado e inteligente. Na sua tentativa de defender Danny de riscos que julga que ele não vê, cria objeções em sua relação com a recém chegada Rafaela. Atuando como uma ilha de discernimento em meio ao caos, Thiago permeia a trama nos dando lições de afeto, respeito, humor e lealdade.

“Coincidentemente, meu personagem também se chama Thiago. E também por coincidência, muito de sua personalidade tem a ver com a minha. Como ator, isto pode ser uma armadilha, pois ao mesmo tempo em que pode ser mais fácil fazer o papel de si mesmo, pode-se acabar incorrendo em erros grosseiros, a começar pela displicência com que se tende a tratar tudo aquilo que é considerado fácil. Somos caras tranqüilos, mais reservados, pé no chão e até um pouco tímidos. Mas, ao mesmo tempo, somos irônicos, sarcásticos, ácidos e leais. Talvez estes sejam os pontos de contato mais evidentes entre mim e o personagem, mas como temos histórias de vida bem diferentes, estas características não se manifestam da mesma forma em nós”, finaliza. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp