02/02/2022 às 09h22min - Atualizada em 02/02/2022 às 09h22min

Cocal do Sul: Secretaria de educação prepara a volta às aulas

O retorno dos alunos será 100% presencial. Na rede municipal, as aulas serão retomadas no dia 14 de fevereiro. Já na rede estadual, mais cedo, no dia 07 deste mês.

Enio Biz
87 News
Foto: Enio Biz/Rádio 87 News
A volta das aulas na rede municipal de ensino em Cocal do Sul já tem data: 14 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação já organiza o retorno. E neste ano, a metodologia de ensino terá novidade. Apostilas serão distribuídas gratuitamente para os alunos. O secretário, Luiz Carlos de Melo, participou do programa A Voz de Cocal na manhã desta quarta-feira (02).

Na rede municipal de ensino será no dia 14 de fevereiro. Na rede estadual começa no dia 07 de fevereiro. "Muita gente tem dúvidas com relação as datas. Estamos preparando as escolas, fazendo pequenos reparos, para receber bem os alunos. Estamos organizando a distribuição das salas também. Nesse momento estamos fazendo todas essa reestruturação", pontua.

Os professores, de acordo com Luiz Carlos de Melo, já retornaram ao trabalho. "A secretaria de educação não parou. As diretoras, agentes de limpeza e merendeiras, além dos estagiários, voltaram a trabalhar no início dessa semana. As escolas já estão abertas. Os pais, que precisam tirar dúvidas, podem comparecer nas escolas. No dia 07, vamos receber os os professores, estagiários, motoristas, em um grande evento, onde terá palestra, vamos conversar com todos, ou seja, será uma reunião do grande grupo. Durante toda a semana, do dia 07 ao dia 11, estaremos trabalhando com a formação continuada dos nossos profissionais para que eles estejam completamente orientados quanto ao retorno das aulas", explica.

A novidade para 2022 é a adoção de apostilas como método de ensino. "Já era um grande desejo do prefeito. Uma das idéias que ele teve. Sabemos que existe, infelizmente, a disparidade entre os ensinos público e privado. Se você for analisar, muitos profissionais que trabalham no ensino público é aquele que está no privado. Então, a gente detectou que o problema está na metodologia. Não é o profissional. Não é a estrutura das escolas. A qualidade de ensino em Cocal do Sul é muito boa, porém, queremos melhorar ainda mais. A partir desse ano, vamos aderir as apostilas. Não estamos abolindo o livro didático. Vamos utilizar os dois. Com relação ao conteúdo pedagógico, as apostilas são mais eficazes, mais técnicas. Esse método é utilizado nos grandes colégios do país. Para os alunos que irão prestar o Enem ou vestibular, com as apostilas, a preparação será melhor. E nós precisamos preparar os alunos dos anos finais, também, para o mercado de trabalho", acrescenta Luiz Carlos de Melo.

Livro didático X Apostilas

"O conteúdo do livro didático é mais sucinto. Já nas apostilas são mais atuais. Os conteúdos são atualizados. A apostila trabalha melhor a visão de campo do aluno. O livro de inglês, por exemplo, trabalha bastante com o cotidiano. A metodologia que traz se iguala as escolas de alto nível. Sabemos que o livro didático não contempla determinados conteúdos. A apostila chega para igualar a ideologia pedagógica dos ensinos público e privado", afirma o secretário de educação de Cocal do Sul.

A Administração Municipal investiu cerca de R$ 500 mil na aquisição das apostilas. "Os materiais já chegaram. Foi um investimento de R$ 500 mil. As apostilas serão distribuídas gratuitamente para os alunos. Inclusive, queremos trazer os pais para perto dos alunos. Queremos qualificar os pais. Quando eles estudaram, a qualidade de ensino era uma. Agora, é outra. Não adianta mudar a metodologia de ensino dos alunos, onde a dificuldade vai aumentar, sem que os pais estejam preparados para auxiliar os filhos", pontua.

Volta às aulas em meio a pandemia

O secretário frisa que o retorno dos alunos será 100% presencial, com excessão à alunos com problemas de saúde. "A escola é o ambiente mais seguro. Seguimos todos os protocolos de segurança rigorosamente. O retorno será 100% presencial. O distanciamento das carteiras, que limitava a quantidade de alunos na sala de aula, não irão mais existir porque eles estarão usando máscara e álcool em gel. Em casos específicos de alunos com problemas de saúde, que não poderão se expôr presencialmente, aí eles poderão permanecer em casa. Para isso, os pais ou responsáveis precisão apresentar laudo médico, confirmando que o aluno não poderá frequentar a sala de aula. Nesse caso, esse aluno vai trabalhar individualmente em aulas remotas ou com professor se deslocando até a casa desse aluno", esclarece Luiz de Melo.

O secretário faz um apelo em prol a vacinação contra a Covid-19 para crianças. "A vacina é muito importante. Cada pessoa entende de uma forma, nós respeitamos. Milhões de crianças estão sendo vacinadas e não houve problema algum. Aqui em Cocal do Sul, os pais estão começando a ver a importância de vacinar seus filhos. Pedimos que as crianças sejam vacinadas. Não iremos negar vaga para crianças que não foram imunizadas. Todos os alunos voltarão presencialmente, vacinados ou não. Não iremos exigir comprovante de vacina contra a Covid, porém, pedimos para os pais vacinarem seus filhos".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp