19/01/2022 às 19h36min - Atualizada em 21/01/2022 às 00h00min

Clube do Livro abre a agenda de 2022 com obra de Lygia Fagundes Telles

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A programação de 2022 do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto começa no próximo sábado (22/1). O livro escolhido pelos participantes para leitura e análise é “Ciranda de Pedra”, de Lygia Fagundes Telles. O encontro acontece na plataforma de reuniões ZOOM, a partir das 16h, através do link: https://us02web.zoom.us/j/83073302544.

O livro da escritora brasileira retrata a história de Virgínia, a partir da perspectiva da personagem, uma menina deslocada e solitária, com dramas ocultos da superfície polida da família. Temas como loucura, traição e morte são as forças que agitam o romance, que na época do lançamento, em 1954, chamou a atenção para o talento e originalidade da autora - característica que fez Lygia ser considerada a “dama da literatura brasileira”. Hoje, com 98 anos, é referenciada como a maior escritora brasileira viva.

A autora tem grande representação no pós-modernismo e suas obras retratam temas como morte, amor, medo e loucura. Nascida em São Paulo, passou boa parte da infância e adolescência em Sertãozinho e em outras cidades do interior paulista. 

“Ciranda de Pedra”, obra deste próximo encontro, é considerada pelo sociólogo, crítico literário e professor universitário, Antônio Candido, a obra em que a autora alcança a maturidade literária. A escritora considera o romance o marco inicial de suas obras. A partir daí, surgiram “Histórias do Desencontro”, “Verão no Aquário”, “Antes do Baile Verde”, “As Meninas”, entre várias outras obras com prêmios nacionais.


Segundo a presidente da Fundação, Dulce Neves, os encontros do Clube do Livro permanecem por enquanto de forma virtual. “Nossa expectativa é que o Clube do Livro tenha encontros presenciais ao longo do ano, mas o formato online veio para ficar e trouxe leitores de todas localidades do país, o que tem sido muito produtivo para os debates a cada encontro”, destaca.

Agenda de 2022
Promovido pela Fundação do Livro e Leitura sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão, o Clube do Livro busca oferecer uma experiência plural de diferentes literaturas ao redor do mundo. Desde o Brasil a países europeus e asiáticos. Confira as próximas obras e datas do programa em 2022.

19 de fevereiro – “Sul da fronteira, oeste do Sol”, de Haruki Murakami (Japão)
19 de março – “Agnes Grey”, de Anne Brontë (Inglaterra)
23 de abril – “A cor púrpura”, de Alice Walker (Estados Unidos)
21 de maio – “O mesmo mar”, de Amós Oz (Israel)
25 de junho – “O som do rugido da onça”, de Michelinv Verunschk (Brasil)
23 de julho – “Meridiano de sangue”, de Cormac McCarthy (Estados Unidos)
20 de agosto – “A cabeça do Santo”, de Socorro Acioli (Brasil)
17 de setembro – “Matadouro 5”, de Kurt Vonnegut (Estados Unidos)
22 de outubro – “O lobo da estepe”, de Hermann Hesse (Alemanha)
19 de novembro – “O náufrago”, de Thomas Bernhard (Áustria)
10 de dezembro – “O reino desse mundo”, de Alejo Carpentier (Cuba)

Serviço:
O que: Clube do Livro, com leitura e análise da obra: “Ciranda de pedra”, de Lygia Fagundes Telles - Mediação Gabriela Pedrão, bibliotecária.
Data: 22 de janeiro, sábado
Horário: 16h 
Plataformas de exibição: Plataformas de reuniões ZOOM, link: https://us02web.zoom.us/j/83073302544.
Obs. A atividade é aberta e gratuita.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, ao longo de seus 20 anos, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A entidade se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual candidato você acredita que vencerá as eleições presidenciais de 2022?

2.0%
0%
0%
0%
2.0%
86.0%
0%
8.0%
2.0%
0%
0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp