14/01/2022 às 14h27min - Atualizada em 17/01/2022 às 00h00min

Teoria de mercado pela ótica social é tema de nova obra da Edusp

Tradução traz pensamento de sociólogos britânicos sobre cultura e consumo

SALA DA NOTÍCIA Caio Prates
Mostrar que o conceito atual de mercado extrapola as teorias econômicas e exige uma integração com variadas ciências sociais foi o desafio aceito pelos sociólogos britânicos Don Slater e Fran Tonkiss, no livro “Sociedade de Mercado: Mercados e Teoria Social Moderna” (296 páginas). Lançada pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), a obra examina um campo complexo e extenso de ideias, de forma clara, para mostrar que noções como a de autorregulação nas relações de compra e venda de produtos e serviços estão cada vez mais sujeitas a princípios amplos, como o de ação social.
 

Para os sociólogos, a retórica da governança social tem sido dominada nas últimas décadas por conceitos de modelos de mercado, seja na reestruturação neoliberal de economias capitalistas avançadas, na transição nas sociedades pós-comunistas ou em programas de ajuste estrutural em regiões em desenvolvimento. Porém, no mundo contemporâneo o tema passou a obedecer processos de significação e identidade. 
 

Os autores examinam perspectivas diversas, desde a ortodoxia que trata o mercado como autorregulável, permanente e incontestável, até as que consideram que esse modelo está sujeito à retórica política e à ideologia de teóricos. Eles buscam mostrar que o mercado é, na verdade, um objeto de teoria social amplamente construído e que precisa levar em consideração as óticas da sociologia, da antropologia e da psicologia para a compreensão da relação entre o econômico, o político e o cultural. 
 

Autores
Don Slater é professor associado em sociologia da London School of Economics and Political Science. Tem como área de pesquisa consumo e cultura de consumo, fotografia e cultura visual, além de novas tecnologias de mídia e cultura digital. "Sociedade de Mercado" é o primeiro livro do autor traduzido para o português pela Edusp. Outra obra traduzida é "Cultura de Consumo e Modernidade" (Nobel, 2002).
 

Já Fran Tonkiss é professora e chefe do Departamento de Sociologia da mesma universidade. Ela é pesquisadora nas áreas de sociologia urbana e econômica, com interesse nas desigualdades urbanas, desenvolvimento e design urbano, divisões sociais e espaciais e a organização socioeconômica do espaço urbano. É autora de publicações como "Cities by Design: The Social Life of Urban Form" (Polity, 2013),  "Space, the City and Social Theory" (Polity, 2005) e  "Contemporary Economic Sociology: Globalization, Production, Inequality" (Routledge, 2006), todas em língua inglesa. 

Mais informações 
Caio Prates (11) 99911-2151

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual candidato você acredita que vencerá as eleições presidenciais de 2022?

2.0%
0%
0%
0%
2.0%
86.0%
0%
8.0%
2.0%
0%
0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp