10/01/2022 às 14h52min - Atualizada em 14/01/2022 às 00h10min

Escritor Maxwell dos Santos lança novo e-book em fevereiro

Meu rim por uma resenha aponta a tensa relação entre escritores e produtores de conteúdo literário, além de expor os efeitos nocivos do jabá literário

SALA DA NOTÍCIA Maxwell dos Santos
Maxwell dos Santos
O escritor capixaba Maxwell dos Santos publicará um novo e-book em fevereiro, que se chamará Meu rim por uma resenha, estará disponível em PDF e ePub, para download gratuito, e na Amazon.
A obra, do gênero young adult, conta a estória de Laerte, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marien Calixte, deficiente físico com paralisia cerebral, mas muito determinado, realiza o sonho de publicar seu primeiro livro pela Edições Talismã, editora independente de Belo Horizonte, Rebello Resiste, que relata a luta dos estudantes do Colégio Rebello para impedir o fechamento da escola, em virtude de uma dívida que esta tem com o Banco Montenegro.

Ele viaja para a capital mineira, e assina o contrato de edição. O lançamento será em agosto de 2018. O livro é lançado na Biblioteca Pública do Espírito Santo, com um delicioso coquetel, onde compareceram seus parentes, amigos, colegas do terceiro ano do ensino médio, Sâmela, sua professora de AEE, e Andréa, sua professora de língua portuguesa e literatura e sua maior incentivadora.

O departamento de marketing da Edições Talismã envia a obra para influenciadores literários. Algumas parcerias são estabelecidas. Um dos exemplares chegou à influenciadora paulista Viviane Botacin, que manda tabela de preços para resenha. Bárbara, analista de marketing da casa editorial mostra o e-mail para Sebastião Alvarenga, fundador e editor, que acha R$ 5.000,00 por uma resenha em vídeo puxado demais para uma editora independente, quanto mais para um autor iniciante como Laerte.

Sebastião contacta Viviane pessoalmente, dizendo que valoriza seu trabalho, mas que o valor pedido é impraticável para um selo pequeno como o dele e pede desconto. Viviane, muito fria, diz que não negocia valores, e desliga o aparelho na cara do publisher, que conta o fato a Laerte, que fica desapontado, porque é seguidor do canal da influencer literária.

Em seu blog, Laerte critica a postura mercenária de Viviane, em não negociar o valor da resenha. Diz reconhecer o trabalho desta, sua formação, mas que é necessário ter um olhar mais sensível aos autores e editoras independentes, que enfrentam dificuldades na divulgação na imprensa corporativa.

Sebastião, a seu turno, em seu blog, não teve papas na língua, e criticou Viviane de forma muito dura, chamando-a de elitista, que só dá espaço aos autores bestsellers e grandes editoras.

Os textos têm grande repercussão, um terço apoiando, um terço criticando, e outro terço em cima do muro. Viviane decide acionar judicialmente Sebastião e Laerte por danos morais e lucros cessantes, pela rescisão dos contratos pelas editoras, face à repercussão negativa.

Influenciadoras amigas de Viviane boicotam o livro de Laerte, rescindem o contrato de parceria com a Edições Talismã. Por outro lado, influenciadoras ficam do lado de Laerte fazem a resenha de Rebello Resiste, por um preço módico, ou até de graça.

Vale a pena pagar uma fortuna por uma resenha? Essa resenha seria positiva? E se fosse negativa?

Sobre Maxwell dos Santos
Maxwell dos Santos é brasileiro, nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017, editor-chefe do portal Marramaque, e professor de Literatura Brasileira do Cursinho Popular Risoflora. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho(2016) , licenciado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021), licenciando em História pela Uninter, bacharelando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, especialista em Revisão de Textos pela Facuminas, pós-graduando em Literatura Infantojuvenil pela Faculdade Educamais e pós-graduando em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas pela Faculdade Novoeste.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp